terça-feira, 22 de março de 2011

"DEIXE PARA AMANHÃ O QUE VOCÊ (NÃO DEVE) PODE FAZER HOJE"


Quem não conhece esta frase:“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.”

Esta é uma frase clássica quando falamos em cumprimento de metas e realização de sonhos.
Sempre que deixamos para amanhã atividades, tarefas e ações positivas, podemos comprometer nosso futuro profissional, familiar, dos nossos relacionamentos, inclusive podemos colocar em risco a nossa saúde. O mesmo pode acontecer quando não nos controlamos e agimos de forma negativa, ou mantemos hábitos enfraquecedores, mesmo sabendo, racionalmente, que não deveríamos ter agido daquela maneira.

“Deixe para amanhã o que você pode (não deve) fazer hoje!"
Isso mesmo, deixe para amanhã comportamentos, ações, atitudes e atividades negativas, que apesar de proporcionarem um prazer imediato, pouco depois ou em médio a longo prazo lhe causarão algum tipo de mal.

Sabe aquela colherada “a mais” colocada no prato por gula e não por fome?Sabe aquele sapato que você botou o olho numa loja e teve uma paixão à primeira vista? Ou aquela compra na liquidação, mesmo sabendo que não tinha necessidade daquele item? Ou um vício em algo que faz mal para sua saúde, para o seu relacionamento ou até mesmo para o seu trabalho? Pois é, estes são exemplos sobre o que estou falando.

Porém, afirmar que nunca mais fará isso, pode ser uma decisão difícil para o seu cérebro, que poderá resolver fazer a despedida e, então, “o tiro pode sair pela culatra”, ou seja, ao invés de evitar o padrão negativo, você extrapola os limites, usando como desculpa o fato que seria a última vez que faria aquilo.

Então, ao invés de dizer:
- Basta! Não quero mais! Isso não me fará bem! Nunca mais farei, ou comerei, ou beberei, etc…Pode apostar que será bem mais fácil dizer para si mesmo:

- Vou deixar para amanhã. Amanhã eu como mais…amanhã eu bebo mais, amanhã eu faço isso ou aquilo. Lembre-se que estou falando de hábitos enfraquecedores e negativos.

Quantos conflitos em sua vida aconteceram com os nervos à flor da pele quando poderiam ser amenizados, simplesmente, se tivessem sido postergados, para serem tratados com a cabeça mais fresca e com mais serenidade para lidar com a situação?

E se a ação for realmente ruim para você, para sua carreira, sua família ou sua saúde? Que tal deixá-la para amanhã? Aí quando chegar amanhã, você deixa para amanhã de novo...ou quem sabe, para depois de amanhã!!!

Isto é um tipo de comportamento que venho aplicando já a algum tempo, e tem funcionado, aprendi a dar mais valor ao dinheiro, aprendi que certos itens não serão necessários neste exato presente, aprendi esperar pelo amanhã, e segurar a minha ansiedade, aprendi a sonhar com algo que hoje não posso ter, mas que PROVÁVELMENTE conseguirei adquiri-lo amanhã, e se não puder, o que importa é o que posso ter HOJE, e dormir com a consciência tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário