domingo, 13 de março de 2011

O momento certo , ou oportuno - O TEMPO DE DEUS




“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1
O tempo é algo muito interessante de ser analisado. Neste novo tempo (Nova Etapa) que estamos passando por tantas mudanças materiais e espirituais desejo compartilhar com vocês.

Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos.
Chronos ou Khronos (em grego Χρόνος, que significa ‘tempo’; em latim Chronus) era a personificação do tempo.

Kairos (καιρός) é uma antiga palavra grega que significa “o momento certo” ou “oportuno”.
Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o “tempo de Deus”, enquanto chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens”.

Em Sintese pode-se dizer que o tempo (chronos) humano (medido) é descrito em horas e suas divisões e anos em suas divisões. Enquanto que o termo Kairós que descreve “o tempo de Deus” não pode ser medido e sim vivido…

Acontece que vivemos num mundo onde o tempo é Chronos. Mas, temos que estar submissos ao Kairós de Deus. Em tudo em nossas vidas podemos ficar presos no Cronos e deixar de vivenciar o Kairós. Por exemplo:

Passado – Quanto tempo você e eu passamos pensando no passado?Pensamos em nossas frustrações, decepções, mágoas, desapontamentos… ou até mesmo sucessos, acertos, momentos felizes, conquistas. Dependendo do saldo deste passado podemos nos motivar ou desmotivar isso é diferente para cada indivíduo.

Futuro – Da mesma forma, quanto tempo passamos pensando no futuro? Fazemos planos, imaginamos conquistas, já elaboramos tudo como se tivesse acontecido e se envolve dinheiro neste planejamento até já gastamos todo recurso sonhado.

Presente – Bom o presente é o presente, o que dizer sobre isso. Porém, viver bem o presente é o que mais nos aproxima do Kairós de Deus pois não caimos no erro de ficar presos no passado e nem de sonhar aquilo que não é devido.

Pensar no passado é bom… fazer uma auto análise melhor ainda acertar/aprender com os erros/acertos, seu ou do próximo, melhor ainda. Pensar no futuro, sonhar/planejar é ótimo e deve ser feito.

Agora à lição que o Espirito Santo quer trazer:Se ignoramos o presente podemos ficar presos no passado (derrotas e vitórias) e espelhar o futuro no passado. Por exemplo:

Uma pessoa que obteve algum tipo de sucesso (expressivo) e vive pensando neste sucesso (passado) ao projetar o(s) plano(s) do futuro nesta experiência ignorando o presente, muito provavelmente no presente estará atropelando muitas etapas necessárias para chegar ao futuro de sucesso. Sei que fui meio “filósofo” neste momento mas pare e pense comigo. Isso é facilmente analisado quando pessoas neste perfil levantam as conquistas do passado revelando todo orgulho e soberba desta conquista fazendo menção do futuro (beirando a sensaçao de ser inatingível) se tornando uma pessoa que “beira” à soberba e orgulho (por causa das “suas ” conquistas). Nesta trajetória esquecemos que o Deus do passado, presente e futuro é o Deus do Kairós e só se vive o Kairós se aprender com o passado, projetar o futuro porém viver BEM (conforme o plano de Deus) no presente.

Quando comecei a meditar nisso quase que pirei, porém é a realidade. O Filho só faz aquilo que vê o Pai fazer. Quantas vezes levantei a bandeira do passado de sucesso para convencer sobre o plano do futuro e ignorei o presente “atropelando” (manipulando, subjulgando, impondo, não amando) aqueles que me cercam?

Por isso a pergunta fica: ONDE VOCÊ VIVE? No passado? No futuro? No presente? Aprenda com o passado (reconhecendo aquele que deu à vitória e permita ser curado das feridas. Permita os sonhos de Deus para o futuro mas acima de tudo viva o presente dando um passo de cada vez e descubra que ao dar os passos, orientado pelo Espirito Santo, o KAIRÓS de Deus acontecerá na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário