sexta-feira, 6 de maio de 2011

JARDINAGEM: Como cultivar Violetas



Hoje comprei um vasinho de Violetas, embora muitas já morreram na minha mão, por excesso de água, resolvi tentar novamente cultivar estas flôres tão lindas, mas tão delicadas mas que dá um visual muito lindo dentro de casa. Planta de folhas verde escuras carnudas e levemente arredondas, a violeta africana, graças ao seu fácil cultivo dentro de casa, é uma planta muito procurada para quem deseja fazer uma decoração simples, porém bonita. Outono no hemisfério Sul, Primavera no hemisfério Norte, é possível cultivar violetas dentro de casa em qualquer estação do ano, e mante-las sempre floridas, só é necessário certos cuidados.

É uma planta de baixo custo, paguei o vasinho R$ 1,99, e que graças a presença de raízes pequenas pode ser mantida dentro de vasos baixos e simples, necessitando apenas que a boca deles seja larga suficiente para que as folhas e flores tenham espaço para crescerem.

Apresentam também pequenos “pelos” sobre as folhas e flores de cores muito variadas, o que complementa o caráter decorativo da planta.

Como Cuidar
Embora seja uma planta de fácil trato, existem alguns passos para garantir que ela cresça e floresça saudável:

•Evite sol direto no período das 11 as 14 horas para que não queime as flores, porém é necessário à violeta uma boa luminosidade para que ela possa fluorecer, por isso aconselha-se que você posicione seu vaso de violetas em um lugar que pegue algumas horas do sol matinal.
•Coloque água sempre que o solo estiver seco, nunca encharque para não auxiliar a proliferação de fungos, porém não deixe a planta ressecar.
•Assim como na maioria das plantas ornamentais que dão muitas flores, é necessário que o solo possua fosforo (phosphorus) suficiente, logo não esqueça de adicionar um pouco de fertilizante com esse nutriente se você for transferir a planta para um vaso diferente do qual ela foi comprada. Lembre-se também de adicionar húmus e componentes que ajudem a saída do excesso d’água, como areia.
•Remova sempre galhos mortos e limpe a planta sempre que perceber a presença de pragas. Violetas são muito acometidas por um inseto branco chamado Dactylopius coccus, ou cochonilha, limpar a planta frequentemente removendo esse inseto geralmente é o suficiente para livra-la da praga, por vezes pode ser necessário lavar a planta com chá de alamanda ou conseguir algumas joaninhas (predadores da cochonilha) para fazerem a limpeza.

Observação: Quando cairem as flôres, para que as mesmas floresçam novamente além de mantê-las sempre em local bem iluminado e com alta umidade do ar, retire as folhas mais velhas e nas próximas 3 semanas diminua o número de regas.

Um comentário:

  1. Qual é o melhor fertilizante para as violetas, existem prontos nos mercados?

    ResponderExcluir