terça-feira, 3 de maio de 2011

Osama Bin Laden: PORQUE "GERONIMO"?


O nome de código para a operação para capturar Osama Bin Laden foi "Geronimo". Por que este código recebeu o nome de um dos nativos americanos mais conhecidos?
Geronimo. O nome do guerreiro Apache evoca uma imagem do selvagem oeste americano, em todo o mundo.
Na foto mais conhecida dele, acima - tirada em 1887 -, ele encara desafiadoramente para a câmera, segurando um rifle. Foi esse guerreiro destemido que conduziu o último bando da resistência Apache contra os americanos brancos.
O fato de Bin Laden ter sido morto pelas forças especiais dos EUA foi comunicado ao presidente Barack Obama no domingo com as palavras "Geronimo EKIA" (enemies killed in action) - inimigos mortos em ação.
Porém autoridades dos EUA não comentou por que o nome escolhido foi Geronimo - e talvez nunca irá fazê-lo.....mas como nada hoje em dia fica por isto mesmo, com um mundo globalizado cheio de informações, vamos a pesquisa.


O Old West reencarnado

Foi em 2001 que a narrativa para a caça dos Estados Unidos ao líder da Al-Qaeda tornou-se repleto de imaginação ao Velho Oeste.
O chamado por George W Bush para Bin Laden ser capturado "vivo ou morto " imitou os cartazes de antigos filmes de faroeste de Hollywood, enquanto a fronteira do Paquistão tornou-se o Velho Oeste reencarnando nas mentes de muitos comentadores.
Bin Laden foi referido como um "21st Century Geronimo, tentando iludir os militares dos EUA em algum lugar em uma cadeia de montanhas secas que poderia facilmente se passar pelo oeste americano".
Montanhas com cavernas do Afeganistão, eram fáceis de imaginar usando-se o modelo de Sierra Madre, cordilheira de milhares de quilômetros de distância, onde o Geronimo original conseguiu iludir as tropas dos EUA por tanto tempo no final do século 19.

Referindo-se às possibilidades de militares dos EUA nas áreas tribais nas regiões montanhosas do Afeganistão, Allan R Millet, um coronel aposentado Marine Corps e professor da Universidade Estadual de Ohio, disse em 2001: "É como atirar mísseis contra Geronimo ... você pode ter alguns Apaches, mas que diferença isso faz? "

GERONIMO
O real Geronimo nasceu em 1829 nos moderno dias do Novo México. Como um dos líderes Apache, ele herdou uma tradição de resistir a colonização tantos dos espanhóis como também dos norte-americanos.
De acordo com que escreveu Ron Jackson no jornal Oklahoman em 2009, Geronimo "a lenda tem raízes em obras reais de coragem e sangue."

Evitando a captura
Ele logo ganhou notoriedade pelas suas invasões destemidas contra os soldados mexicanos. Tropas mexicanas haviam matado membros da sua família depois de invadir a sua aldeia, e sua vingança era matar o maior número possível deles.
"Em 1872, funcionários do governo dos EUA estavam cientes das destemidas lutas de Geronimo quando eles encurralaram ele e centenas de seus seguidores Chiricahua Apache para uma reserva de território do Arizona", escreve o Sr. Jackson.
"Quatro anos depois, Geronimo levou um grande grupo de dissidentes Apache fora da reserva e nas montanhas da Sierra Madre do Velho México, onde eles realizaram ataques a quem tivessce o azar de cruzar seus caminhos.
"Os militares logo demarcaram Geronimo como um renegado. Durante a próxima década, Geronimo repetidamente, retornava à reserva pacificamente só para fugir com os outros para o refúgio da Sierra Madres. Muitas vezes, deixou um rastro de sangue. Escondidos nas passagens de montanhas e uma infinidade cavernas, Geronimo e seus seguidores constrangiam militares por iludi-los uma vez e outra, em um ponto com o maior número de 5.000 soldados dos EUA em seus calcanhares.


A caçada a Bin Laden foi muitas vezes retratada com imagens do Wild West.
Sua luta para resistir aos americanos brancos o levou a ser retratado de uma forma simpática por muitos historiadores culturais.
Ironicamente, foi graças à bravura lendária do nativo americano que duas unidades de elite do exército dos EUA deram o apelido regimental "Geronimo".
A ligação com os apelidos das divisões de para-quedas e a tradição de gritar "Geronimo" enquanto se lançam fora de um avião pode ser ligada ao Forte Benning no estado da Geórgia.
Segundo relatos, em 1940, soldados da divisão de pára-quedas estavam se preparando para testar uma manobra ousada, em que os homens saltavam do avião em uma rápida sucessão.
A noite antes do salto, um pequeno grupo de soldados deixaram a base para assistir um filme no cinema local - um western com o destemido Geronimo. Como os homens mais tarde revelaram a sua apreensão sobre o salto no dia seguinte, o PT Aubrey Eberhardt disse que gritaria "Geronimo", enquanto pulasse do avião para demonstrar a sua coragem.
A história diz que quando ele saltou, "Geronimo " foi claramente ouvido no chão. O grito motivacional foi aprovado por outros militares e rapidamente se tornou uma prática padrão para pára-quedistas do exército dos EUA - e o grito preferido dos garotos ao realizar um salto ousado.
O grito "Geronimo" acabou sendo interrompida pelo exército a favor de uma contagem de abertura do pára-quedas - "um mil, dois mil"-, mas nesta fase já era o nome do primeiro batalhão de pára-quedas do Exército, da 501 ª Infantaria Pára-quedista Batalhão.
O apelido Geronimo também foi adotado pelo 1 º Batalhão (Airborne), 509 Regimento de Infantaria, que foi operacional no Iraque e no Afeganistão. Ao adotar as táticas e técnicas da Al-Qaeda e talibãs, ajudam a treinar outras unidades para se defender.

Em 1886 deu-se a ordem de busca e prisão de Geronimo, com uma recompensa de US $ 2.000. Geronimo decidiu render-se e foi confinado na prisão, onde permaneceu por três anos. Após este tempo, ele foi transferido para uma reserva indígena em Oklahoma, mas teve a chance de ver o seu povo. Ele passou os últimos anos de sua vida, que era o que era chamado na época "uma questão indígena", participando de um desfile presidencial em uma Exposição Universal em St. Louis.
Líder espiritual e guerreiro, para os Apaches, Geronimo simboliza a essência dos valores do seu povo, a coragem em tempos difíceis, as mesmas qualidades que assustou os colonizadores do Arizona e Novo México.
Então se grita "Geronimo" porque se está contando com a coragem desse nobre guerreiro.
Geronimo, morre aos 84 anos de idade, é enterrado em Fort Sill, em Oklahoma -, mas um ramo de seus descendentes argumentam que ele deveria ser sepultado em sua terra natal tribal das montanhas de Gila do Novo México. Até que o ritual do funeral correto sagrado não seja realizado, dizem que o seu espírito continuará vagando.


POR FIM, A ORIGEM DO NOME DE GERONIMO:

Geronimo foi na verdade dado ao nome de nascimento "Goyahkla" seu nome indígena, (que significa "aquele que boceja"), um nome que seu pai lhe deu porque ele ficava cansado com frequência .. Uma teoria é que ele adquiriu o nome de Geronimo dos mexicanos, pois ele lutou para vingar a morte de membros da sua família.
De acordo com a história os mexicanos gritaram: "! Cuidado (! Watch out) Geronimo". Assim então, o seu nome foi mal pronunciado ou, como alguns historiadores têm sugerido, eles estavam pedindo a proteção de São Jerônimo.

2 comentários:

  1. A comunicação inter-blogs, realmente veio para ficar, precisava algumas informações e as encontrei aqui. muito bom seu blog, ótimo gosto musical, parabéns,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou Jerônimo e que foi útil para suas pesquisas, fique a vontade para dar sugestões...abraços

      Excluir