domingo, 20 de fevereiro de 2011

PERSONALIDADE e SAÚDE: Ronaldo "fenômeno" pendura as chuteiras - HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO



A despedida do jogador Ronaldo dos campos de futebol, na segunda-feira, dia 14, chamou a atenção para um problema mais comum do que parece: o hipotireodismo, doença que afeta a tireóide, que é a maior glândula endócrina no corpo. Ronaldo admitiu ter a doença, que entre outros sintomas provoca ganho de peso, fadiga e dores em articulações e músculos.
A glândula tireóide é importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Ela se situa na parte inferior do pescoçõ e sua principal função é a produção dos hormônios que são responsáveis por uma série de funções orgânicas. Eles garantem que coração, cérebro e muitos outros órgãos exerçam suas funções adequadamente.
As doenças da tiróide são bem frequentes. O hipotireoidismo ocorre quando a tireóide produz hormônios em quantidades insuficiente. Quando ela fabrica em excesso chama-se hipertireoidismo. Esses problemas são facilmente reconhecidos porque o hipertireoidismo acelera todas as funções do corpo, enquanto o hipotireoidismo deixa tudo mais lento, pois há redução da atividade metabólica.
Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) apontam que um dos problemas mais comuns da tiróide são os nódulos, que não apresentam sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira tenham nódulos na tireóide em algum momento da vida, sendo que a maioria dos nódulos é benigna.
HIPOTIREIODISMO - A incidência é muito mais alta ente idosos e mulheres e é mais comum aparecer depois dos 40 anos. Muitas pessoas com hipotireiodismo ficam sem o diagnóstico da doença, o que pode trazer consequências sérias à saúde e forte impacto na qualidade de vida.
Em adultos deixa a fala lenta e rouca, memória prejudicada, reflexos lentos, pele seca, sensibilidade aumentada ao frio e calor, obesidade e ganho de peso, depressão (especialmente em idosos), anemia, metabolismo lento, constipação, fadiga, falta de fôlego, necessidade de sono aumentada, perda de desejo sexual, dor em articulações e músculos, palidez, irritabilidade, ciclos menstruais anormais, infertilidade ou dificuldade de engravidar, colesterol elevado.
Em crianças muito novas, problemas para comer, constipação, ronco, sono em excesso, abdome protuberante, pele seca, dentes demorando a nascer. Crianças maiores podem apresentar baixa estatura, e inteligência abaixo do normal para a idade.
HIPERTIREOIDISMO - É uma desordem que ocorre quando a glândula tiróide fabrica mais hormônios do que a necessidade do corpo. As mulheres são mais propensas a desenvolver a doença do que os homens.
Os sintomas são opostos do hipo, já que o excesso de hormônios de tireóide causa uma hiperativação do organismo. Os sintomas mais comuns são perda de peso, apesar do aumento de apetite, fadiga, fraqueza, hiperatividade, irritabilidade, apatia, depressão e transpiração excessiva. Os paciente podem também apresentar palpitações, arritmias, dispneia, infertilidade, perda de libido, náusea, vômito e diarréia.
TRATAMENTO E RECOMENDAÇÕES - Percebido o problema,a pessoa deve procurar um médico endocrinologista e, em ambos os casos, o tratamento depende da avaliação das causas da doença em cada paciente, esclarece o médico Marcello Bronstein, professor de endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo. Segundo ele, o avanço nas técnicas de diagnóstico explica o aumento do número de casos. Veja suas recomendações:
.A ingestão regular do iodo contido no sal de cozinha evita a formação de bócio:
.A dosagem do TSH (através do exame de sangue) deve ser medida depois dos 40 anos de idade com regularidade;
.Hormônios tireoidianos não devem ser tomados nos regimes para emagrecer (produzem maior queima dos músculos do que gordura);
.Procure adotar uma dieta alimentar equilibrada. É engano imaginar que o hipotireoidismo seja fator responsável pelo ganho de peso, porque as pessoas costumam ter menos fome quando estão com menor produção dos hormônios tireoidianos;
.Atividade física regular é indicada nos casos de hipotireiodismo, mas contraindicada para pacientes com hipertireoidismo;
.Fumar é desaconselhável nos dois casos;
.Não minimize o mau funcionamento da tireóide. Discuta com o médico a melhor forma de tratamento para seu caso e siga suas orientações.

Bora pessoal, ao médico, fazer exames de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário