segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FOCAS ELEFANTE DO SUL....LEMAS GIGANTESCAS DO MAR? OU SOMENTE MUITA CHORADEIRA?


Ilha de Macquarie (ou Macca)é um pequeno fragmento de terra entre a Tasmania e a Antartica no sudeste do oceano..Relato de Sue Ellen Carey Clarke...Em todo lugar que olhei, as focas elefante estavam empilhadas como montões de exaustas lutadoras de Sumô. Às vezes era fácil contemplá-las do alto as confundindo com colinas de areia. Os penguins devem ter pensado assim também, pois eles desfilavam entre elas destemidamente.
As focas não são uma ameaça aos penguins na terra, é o que parece. Mas são tão desajeitadas quando elas aparecem na terra. Na água essas 'lesmas do mar' gigantescas nadam como submarinos supersônicos. No momento elas estão 'moulting',
isto é, se um animal 'molt' ele perde sua camada exterior da pele, a fim de que que uma nova camada substitua-a, o qual as faz muito sarnentas e um pouco rabugentas. Na maior parte do tempo elas somente dormem, coçam, roncam, peidam, e ocasionalmente sacodem um bocado da areia por cima delas. Isto acontece aproximadamente nos meados de Novembro a Abril, que suponho explica as suas necessidades de uma provisão grande de choradeira (uma camada de gordura envolta do corpo), pois elas não entram na água enquanto elas estão 'moulting'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário