domingo, 3 de abril de 2011

CRISE - "PERIGO + OPORTUNIDADE"



Quem não enfrentou uma "crise" num estágio de sua vida, muitas vezes esta crise se estende por muito tempo causando vários estragos, tanto materiais, físicos, emocionais, como sair dela é a chave para conseguir de volta a paz e serenidade para continuar, 'crise' significa que precisamos tomar decisões imediatas, e buscar novas oportunidades para sair dela. Eu sempre soube que a palavra "crise" em chinês significava "oportunidade".
Em "chinês" a palavra "crise" é definida como "perigo" + "oportunidade". Para esta palavra no "chinês" tem um símbolo, na verdade, são dois símbolos.
Os símbolos para a crise em chinês são compostos de duas palavras:

Eles são pronunciadas wei1 ji1.
wei significa "perigo".

E ji significa "oportunidade; ponto crucial"

Assim, literalmente wei mais ji é igual "perigo" + "oportunidade".


No entanto, na realidade, uma crise ainda é um estado de assuntos em perigo - independentemente da língua.
Crise wei ji ainda significa "uma situação que chegou a um ponto extremamente difícil ou perigosa".

No entanto, uma situação de perigo pode tornar-se uma oportunidade se wei ji se torna " zhuan3 ji1".
Zhuan ji significa "mudar para melhor". Zhuan significa "transformar". Então ji zhuan significa "transformar-se em oportunidade".

Nesse sentido, a crise símbolo chinês pode significar "oportunidade" em um momento de "perigo".
wei ji é comumente usado como
wei1 ji1 gan3 significando "sentimento de crise" e,
wei1 ji1 Si4 FU2 significa "cercado de perigo, o perigo espreita em todas as direções".


Ao buscar em um dicionário a definição de CRISE encontrei o seguinte:
a. Um ponto crucial ou decisivo ou situação, um ponto de viragem.
b. Uma condição instável, como nos assuntos políticos, sociais ou econômicos, que envolvem uma iminente mudança abrupta e decisiva.
2. Uma mudança repentina no curso de uma doença ou febre, para a melhoria ou deterioração.
3. Um evento emocionalmente estressante ou mudança traumática na vida de uma pessoa.
4. Um ponto em uma história ou um drama, quando um conflito alcança sua máxima tensão e deve ser resolvido.

A nossa vida é constituída por múltiplos períodos de crise. Todos nós gostaríamos que estes momentos não fizessem parte da nossa existência, mas nisto, como em muitas outras "coisas" na vida, não temos opção de escolha. A crise está geralmente associada a momentos de profunda mudança, sendo essas ocasiões difíceis e por vezes até muito dolorosas. Não há dúvida de que crise é também sinónimo de crescimento pessoal, mas para quem sofre crescer é algo perfeitamente dispensável.

Quando estes momentos difíceis passam e entram nos arquivos do passado, compreendemos que adquirimos estratégias que nos tornaram mais resistentes, que já não somos a mesma pessoa, que valorizamos muito daquilo que, no passado, nem sequer atribuíamos significado. A questão que se coloca é como gerir esses períodos da vida em que tudo parece negro, em que a luz ao fundo do túnel é apenas uma miragem. O apoio por parte das outras pessoas é, provavelmente, a regra básica mais importante. O isolamento aumenta o nível de stress e desolação. Penso que o ditado popular "A tristeza partilhada é tristeza dividida; a alegria partilhada é alegria multiplicada" se aplica aqui na perfeição. Atravessar uma crise sem qualquer tipo de apoio é, sem dúvida, demasiado arriscado.

Quando se opera uma grande mudança de vida é importante, de alguma forma, ter consciência do que isso implica. Contactar com pessoas que já viveram ou estão a viver uma situação semelhante pode dar pistas importantes. Se der oportunidade aos outros, estes poderão ajudá-lo a ter uma perspetiva mais clara das coisas. Há muitos dados que só obterá com a vivência da situação; mas outros, as tais pistas a que já fiz referência, poderão ser obtidos através de quem já viveu o mesmo. Ideias e novas perspetivas podem surgir de toda a parte, se para isso houver abertura.

A abertura ao outro não excluiu a necessidade da existência de momentos centrados no "eu", em que seja possível escutar os seus sentimentos mais íntimos. Os momentos de introspeção são fundamentais para que as mudanças tenham oportunidade de "assentar" e ganhar algum sentido. Respeitar cada período da nossa vida, por mais duro que este seja, é fundamental para que possamos ver para além de...

Por muito que lhe pareça impossível, é fundamental mesmo em momentos de crise, e sobretudo nestes momentos, arranjar tempo para comer, fazer exercício, descansar e para se distrair. A crise pode conduzir a excessos, deixando as pessoas sem energia para fazerem frente à doença ou à depressão. Qualquer atividade que ajude a descomprimir (a leitura, a realização de um passeio, a atividade física, conversar com amigos) poderá ser fonte de ajuda. Se se sentir melhor fisicamente e se os seus problemas lhe parecerem menos graves após a realização destas atividades, então estará a proteger-se de outros males, que poderão surgir e agravar ainda mais a sua já difícil situação.

Quando tudo parece desmoronar-se, é muito difícil manter uma atitude positiva. Ser positivo não significa ignorar os problemas, mas sim olhá-los com alguma esperança. A esperança pode evitar que o barco se afunde, mesmo quando tudo indica que tal irá acontecer...
Embora tudo isto lhe possa parecer um verdadeiro receituário, confesso que dar receitas não foi o meu objetivo, até porque acredito muito pouco nelas. A verdade é que estas estratégias tem sido tão importantes para eu própria sobreviver à crise, que decidi partilhá-las!

Nenhum comentário:

Postar um comentário