domingo, 7 de abril de 2013

Bem Estar - CHÁS PARA DORMIR



Ah! Como é bom deitar a cabeça no travesseiro, reencontrar o ritmo calmo da respiração, apagar todas as preocupações e estresses do dia para entrar no mundo da noite com bons sonhos.
O pulo-do-gato para relaxar à noite é aproveitar ao máximo o poder terapêutico no preparo de um bom chazinho antes de dormir, sendo a primeira recomendação feita por médicos aos insones.
Mas, atenção! Há segredos quando a intenção é transformar o ato de tomar chá num antídoto aos insones.
Evitar à noite os chás preto, verde, branco, mate, puro ou em misturas aromáticas. Infusões a base de rosa, laranja e canela também devem ser descartados, pois são energéticos e tem efeito estimulante.
Optar por ervas frescas sedativas como: melissa, flor seca de maracujá, valeriana, alface, erva-cidreira, erva-doce, camomila e hortelã.
Se quiser incrementar, crie um coquetel quente misturando camomila, erva-cidreira, flor de maracujá e melissa. É uma delícia e ajuda a fazer as pazes com o travesseiro.

Como preparar corretamente seu chá:

Para infusão de folhas, pétalas ou flores siga a seguinte fórmula:
Para cada litro de água use 4 colheres de sopa da erva fresca ou 2 colheres da erva seca.
Ferva a água separadamente e depois numa vasilha despeje o líquido sobre elas assim que começar a ebulição.
Tampe a vasilha e deixe repousar 10 minutos;
Coe em um bule pré escaldado.
Preparo para dormir bem:
Escolha louças bonitas para servir o chá;
Acomode-se em uma poltrona confortável e aconchegante;
Agasalhe-se, se estiver frio, e tome o líquido sem pressa. Nesta atitude você já começa a descontrair, sinalizando ao cérebro que a última etapa do dia começou e que em poucos minutos seu corpo entrará em estado de repouso.
Depois de tomar o chá, sente-se na cama, feche os olhos e ocupe os pensamentos com fatos agradáveis.
Quando estiver relaxada, deite-se e preste atenção na respiração. (evita que as preocupações voltem à cabeça)
Pronto! Siga a essência dos sonhos
.
Receitas de chás:

Hortelã para acalmar: Em uma xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã bem picadinhas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão.

Erva-doce para ansiedade: coloque 1 colher de sobremesa de folhas e ramos bem picadinhos de erva-cidreira-verdadeira em uma xícara de chá de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe.

Endro para o sono: em uma medida de 2 xícaras de água fervente, misture 1 colher de sopa de erva seca. Adoce com mel.

Chá de alface como calmante: ferva rapidamente 2 folhas de alface fresca em 1medida de xícara de chá de água. A temperatura ideal para tomar este chá é morna. Evite deixar a colherzinha dentro da xícara, pois o metal altera as propriedades da alface.

Erva-doce para repouso garantido: Em 1 litro de água ferva 10 g de sementes. Coe e beba.

Manjericão para bons sonhos: Ferva 2 copos de água e coloque 1 colher de chá de folhas de manjericão. Deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.

Atenção: adoçar o chá compromete seus princípiosativos. Mas, não há problema nenhum em usar com moderação mel ou açúcar mascavo.

Só me resta então, desejar todos, uma boa noite de sono e sonhos.
Sonoclean














Nenhum comentário:

Postar um comentário