quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Livro - Design+artesanato: o caminho brasileiro - Adélia Borges

Na noite do dia 2 de fevereiro, a curadora, escritora e professora da história do design, Adélia Borges, lançou o seu livro “Design + Artesanato: o caminho brasileiro”, pela Editora Terceiro Nome, no museu A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, em São Paulo.

O livro - fartamente ilustrado, com 240 páginas e edições em português e inglês - faz uma radiografia da revitalização recente do objeto artesanal brasileiro e aproxima os campos do design e do artesanato, que até então eram vistos em oposição, mas, hoje, se complementam.

Neste livro, ela busca a quebra dos paradigmas criados entre uma técnica milenar e outra modernista – um trabalho que pode ser considerado “de formiguinha”, mas que junto a outros movimentos, faz toda diferença.
Adélia faz uma análise meticulosa das ações desenvolvidas em todo país e contribui para enfraquecer o preconceito que atribui conotação de inferioridade ao que é feito à mão e de superioridade ao que é projetado pelo intelecto.

“Espero que o livro possa ajudar na disseminação de iniciativas de requalificação do objeto artesanal. Temos um potencial que está em nossos materiais e na nossa capacidade de transformá-los, um capital individual e coletivo que pode ser transformado em capital social.”, diz Adélia.


Cerâmicas com motivos de pinturas rupestres no Piauí; cuias feitas de massa de papelão reciclado e fibras de bananeira em Minas Gerais; sementes de urucum utilizadas como corante de tecido no Amazonas; o avesso e o direito com igual importância em um tapete de nozinhos no Rio de Janeiro; flores feitas de couro de peixe no Mato Grosso do Sul; bolsas e cestos feitos de capim-dourado em Tocantins; a fauna local transformada em peças originais no Rio Grande do Sul. Esses e muitos outros são objeto da instigante análise de Adélia Borges.

Design+artesanato: o caminho brasileiro

Autora: Adélia Borges
Editora: Terceiro Nome
Projeto gráfico: Javier Talavera
240 páginas - edições em português e inglês
R$ 80

Nenhum comentário:

Postar um comentário