quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

80 anos da Conquista do Voto Feminino


As comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março) terão como principal tema neste ano a participação feminina na política brasileira. Com o lema "80 anos da Conquista do Voto Feminino – Mulher no Poder", a campanha relembrará a história do voto feminino, autorizado nacionalmente em 1932, e discutirá as conquistas políticas das brasileiras desde então, além dos desafios futuros.

A agenda de atividades para a semana do Dia da Mulher foi definida nesta terça-feira (14) em reunião da bancada feminina na Câmara. As comemorações serão marcadas por uma sessão solene do Congresso na manhã do dia 6 de março e por um seminário na tarde do mesmo dia sobre o assunto.

Para a sessão solene serão convidadas ministras de Estado e a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon. Haverá ainda uma exposição, no corredor do Plenário, a respeito dos 80 anos do voto feminino no País.

"É preciso marcarmos o direito da mulher de votar e avançarmos na discussão com a sociedade. Não teremos uma democracia real enquanto tivermos apenas 8,7% de mulheres na política", afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF), integrante da comissão que foi criada para organizar os festejos do Dia da Mulher na Câmara.

No dia 7, está prevista a assinatura de um acordo de cooperação entre a Câmara e o Banco Mundial. A Procuradoria da Mulher da Câmara foi premiada com a doação de 300 mil dólares (cerca de R$ 515 mil) do Fundo de Desenvolvimento Institucional do Banco Mundial para executar projetos na área de gêneros.

As deputadas pretendem ainda realizar uma comissão geral para discutir com ministros propostas da pauta feminina, como aposentadoria para donas de casa ou temas das áreas de saúde, educação e violência contra a mulher.

"Vamos apresentar ao presidente Marco Maia uma relação de proposições importantes que tramitam na Câmara, como o projeto de lei que trata da equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho", informou a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário