Quando estamos inspirados por um grande propósito, um projeto extraordinário, todos os nossos pensamentos ultrapassam seus limites. Nossa mente transcede suas limitações, nossa consciência se expande em todas as direções e nos encontramos num mundo novo, grande e maravilhoso.
segunda-feira, 21 de março de 2011
COMO É O CARRO OFICIAL DO OBAMA.....e dos principais chefes de Estado do mundo
Hoje a noite assistindo a TV teve uma matéria sobre a visita do presidente dos Estados Unidos da América no Brasil, Presidente Barack Obama, durante a reportagem falou-se sobre o carro oficial que o presidente usa, fiquei impressionada com os aparatos tecnológicos e de segurança do veículo e resolvi pesquisar....na leva, vai aí também sobre os outros carros oficiais que principais chefes de Estado do mundo usam.
O veículo oficial de Barack Obama parece mais um tanque de guerra, tendo até canhão de gás lacrimogênio! O design do "obamóvel" - fabricado pela GM e apresentado na cerimônia de posse este ano - é baseado no do luxuoso Cadillac, mas, para aguentar o peso da blindagem, sua estrutura é a de um caminhão GMC Topkick. Confira os incríveis recursos do carango e, nas páginas seguintes, pegue carona nos veículos dos principais chefes de Estado do planeta.
A "fera" do cara
Automóvel presidencial americano tem câmeras de visão noturna, computador com rede Wi-Fi e até canhão de gás lacrimogênio
AMBULÂNCIA E BOMBEIRO
Na traseira, ficam alguns dos aparatos dignos de filmes de aventura. Além de um controle de combate a incêndio, há tanques de oxigênio e até bolsas com o sangue do presidente, para transfusões de emergência
ESCRITÓRIO SOBRE RODAS
Para não perder tempo durante as viagens, Obama conta com um minigabinete, que inclui mesa dobrável, laptop com rede Wi-Fi, telefone por satélite e duas linhas diretas: uma para o vice-presidente, outra para o Pentágono
DURO NA QUEDA
Para defesa contra minas terrestres, o piso é reforçado com uma placa de aço de 13 cm. Já o chassi é composto de um sanduíche de lâminas de aço, alumínio, titânio e cerâmica, sendo capaz de frear projéteis da maior parte das armas
NINGUÉM ENTRA, NINGUÉM SAI
As portas reforçadas têm 20 cm de espessura e pesam tanto quanto as de um Boeing 757. Quando fechadas, selam a cabine hermeticamente, impedindo ataques com gás. Um sistema filtra todo o ar que entra e sai do veículo
CAVEIRÃO É FICHINHA
O Cadillac One colocaria no chinelo o temível caveirão em qualquer missão do Bope, no Rio de Janeiro. Além da blindagem impenetrável, possui câmeras de visão noturna, escopetas em compartimentos secretos e até canhões de gás lacrimogêneo
Ficha técnica
Motor - Duramax V8 (diesel) 6,5 l
Comprimento - 5,4 m
Altura - 1,55 m
Consumo - 3,4 km/l
Peso estimado* - 4 500 kg
Velocidade máxima - 96 km/h, que atinge em 15 s
Preço estimado* - R$ 920 mil
CHOFER 007
O motorista passa por um treino intensivo na CIA para dirigir sob todo tipo de condição - desde chuvas fortes a atentados terroristas. Próximo ao volante, há um centro de comunicação e uma tela de GPS
AZAR DOS FLANELINHAS
As janelas são reforçadas para resistir a tiros. A única que abre é a do motorista, mesmo assim, só uma frestinha - meros 7,5 cm, apenas para que ele possa pagar um pedágio ou se comunicar com agentes que sigam o carro do lado de fora, a pé
CADA UM NO SEU QUADRADO
A cabine, para até quatro passageiros, é separada do assento do motorista por uma divisão de vidro retrátil que só o Obama pode acionar. Outro botão exclusivo no painel do presidente é o antipânico, que, se preciso, aciona na hora os agentes da CIA
PRA QUE ESTEPE?
Protegidos com aramida (tipo de trama usada em coletes à prova de bala), os pneus são à prova de tiro, furo e rasgo. Mesmo se forem destruídos, uma estrutura de aço nas rodas permite que o carro possa continuar em movimento e fugir do perigo
• Popularmente conhecido como Cadillac One, o carango do Obama é chamado pelos agentes da CIA de The Beast ("A Fera", em inglês)
Só pra quem pode
Veja a galeria dos veículos oficiais dos principais chefes de Estado do mundo. Além de carros blindados e superluxuosos, rolam até iates para conduzir os donos do poder
REINO UNIDO
Desde 2002, a rainha Elizabeth II conta com duas limusines Bentley modificadas para circular: 91 cm mais compridas, 25 cm mais altas, 15 cm mais largas e com portas que abrem em um ângulo de quase 90º. Já o primeiro-ministro Gordon Brown pilota um Jaguar Super V8 com blindagem resistente a granadas, suprimento de oxigênio e sensores de sabotagem.
Ficha técnica
Jaguar Super V8
Motor - V8 4,2 l
Potência - 400 cv
Peso estimado* - 3 mil kg
Velocidade máxima - 249 km/h
Preço estimado - * - R$ 607 mil
FRANÇA
Para evitar favoritismo, a frota oficial tem carros das três principais marcas do país. A Citroën oferece um C6 e a Peugeot um Vel Satis. Mas o favorito do presidente Nicolas Sarkozy é o Renault 607 Paladine, um carro-conceito exclusivo. É puro luxo: seu teto de metal é retrátil e o design dos estofados de couro é assinado pela grife Hermès.
Ficha técnica
Renault 607 Paladine
Motor - V6 3 l
Potência - 400 cv
Peso estimado* - 3 mil kg
Velocidade máxima - 212 km/h
Preço estimado - * - R$ 516 mil
ALEMANHA
Este é outro país cheio de montadoras, o que exige diplomacia da chanceler Angela Merkel. O título de carro oficial caberia ao S600-Guard, da Mercedes-Benz, mas Merkel faz rodízio: com o A8, da Audi; os veículos da linha 7 Series, da BMW; e, sobretudo, o Phaeton, da Volkswagen. Curiosamente, seu carro não leva a bandeira: isso é privilégio do presidente, Horst Köhler.
Ficha técnica
Volkswagen Phaeton
Motor - W12 6 l
Potência - 443 cv
Peso estimado* - 4 mil kg
Velocidade máxima - 249 km/h
Preço estimado - * - R$ 607 mil
BRASIL
O Carro Presidencial do Brasil é o veículo oficial usado pela Presidente do Brasil durante suas visitas oficiais aos estados ou durante o cotidiano da presidente. O atual automóvel que serve a presidente é um Ford Fusion Hybrid 2011 batizado de Fusion Presidencial. Entretanto, em datas comemorativas, tais como a posse da presidente, a chefe-de-estado fez uso de um Rolls-Royce Silver Wraith de 1952. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSIPR) mantém segredo sobre os itens de proteção da frota, dizendo apenas que "são blindados e reúnem todas as facilidades de comunicação que o nível de autoridade exige".
Ficha técnica
Ford Fusion
Motor - Duratec 2,3 l
Potência - 162 cv
Peso estimado* - 1,5 mil kg
Velocidade máxima - 180 km/h
Preço estimado - R$ 300 mil
ITÁLIA
Ao assumir o cargo, o presidente Carlo Ciampi e o primeiro-ministro Silvio Berlusconi ganharam um invejável Maserati Quattroporte. Mesmo com 1 100 kg a mais por causa da blindagem, o carrão chega a 275 km/h! Em 2003, o próprio Ciampi visitou a fábrica da Maserati para customizar seu carro, que ganhou um telefone extra, um frigobar e uma TV LCD de 7 polegadas.
Ficha técnica
Maserati Quattroporte
Motor - V8 4,2 l
Potência - 400 cv
Peso estimado* - 3,3 mil kg
Velocidade máxima - 275 km/h
Preço estimado - * - R$ 607 mil
JAPÃO
O imperador Akihito e a imperatriz Michiko passeiam em um carro único no mundo: um Toyota Royal Century, com mais de 6 m de comprimento e capaz de acomodar até oito passageiros. É um dos carros oficiais mais vistosos, com piso de granito na entrada, lã nos assentos e sistema de iluminação com enfeites de papel de arroz feitos à mão.
Ficha técnica
Toyota Royal Century
Motor - V12 5 l
Potência - 273 cv
Peso estimado* - 4 mil kg
Velocidade máxima - 193 km/h
Preço estimado - * - R$ 834 mil
VATICANO
Já houve várias versões do popularmente conhecido "papamóvel", legítima "bolha de vidro" sobre rodas. O atual, doado ao Vaticano, é um Mercedes-Benz ML430 customizado, com elevador hidráulico sob o assento, para Bento XVI ficar bem exposto ao público. Outras marcas ofereceram novos modelos, mas o papa pediu que, em vez disso, doassem a grana à caridade.
Ficha técnica
Mercedes-Benz ML430
Motor - V8 4,3 l
Potência - 268 cv
Peso estimado* - 3,5 mil kg
Velocidade máxima - 193 km/h
Preço estimado - * - R$ 455 mil
COREIA DO SUL
Até 2009, a comitiva era composta de BMW e Mercedes-Benz - uma "ofensa" para uma nação que é a quinta maior fabricante de carros no mundo. O presidente Lee Myung-bak trocou a frota por veículos da Hyundai, tornando o Equus o primeiro blindado feito no país. O tanque de combustível e o sistema elétrico são reforçados contra incêndios ou ataque de metralhadoras.
Ficha técnica
Hyundai Equus
Motor - V8 4,5 l
Potência - 270 cv
Peso estimado* - 4 mil kg
Velocidade máxima - 209 km/h
Preço estimado - * - R$ 516 mil
SUÉCIA
O Volvo S80 já era o carro favorito do rei Carl Gustaf XVI. Desde 1º de julho de 20100, tornou-se também o carro oficial da presidência da União Europeia, quando o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, assumiu o cargo. A montadora ofereceu 90 automóveis customizados (incluindo modelos S70), todos ecologicamente corretos, sendo movidos a biocombustível.
Ficha técnica
Volvo S80
Motor - Straight 6 2,9 l
Potência - 272 cv
Peso estimado* - 2,8 mil kg
Velocidade máxima - 249 km/h
Preço estimado - * - R$ 455 mil
NORUEGA E DINAMARCA (iates)
A família real desses dois países são as únicas que, além de um carro oficial, utilizam um "iate real". O Norge ("Norueguês") recentemente levou o rei Harald V a visitas a Irlanda, Espanha e França. Além disso, serve como base quando Sua Majestade participa de competições náuticas. Já o Dannebrog ("Bandeira da Dinamarca") costuma ser usado para viagens à Groenlândia, que pertence à Dinamarca. Em época de guerra, a rainha Margrethe II o libera para servir como um navio-hospital.
Ficha Técnica
Norge
Ano de fabricação - 1947
Comprimento - 80,2 m
Tripulação - 54 membros
Propulsão - dois motores de 1 760 cv
Velocidade máxima - 17 nós (31 km/h)
Ficha técnica
Dannebrog
Ano de fabricação - 1932
Comprimento - 78,4 m
Tripulação - 52 membros
Propulsão - três motores de 1 136 cv e dois de 870 cv
Velocidade máxima - 13,5 nós (25 km/h)
FONTES - Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; BBC; Daily Mail; Irish Times; Swedish Wire; Carscoop; India Automotive; AllCars Review; Virgin Media
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário