domingo, 25 de setembro de 2016

NARCISISMO NAS REDES SOCIAIS




NARCISISMO NAS REDES SOCIAIS
Você sabia que algumas atitudes nas redes sociais são entendidas como narcisismo? O que é ser narcisista? A palavra narcisista nasce do nome Narciso, personagem da mitologia grega que cultuava intensamente sua própria imagem e beleza,  Narciso, um jovem rapaz,  que por rejeitar uma moça que estava apaixonada por ele, foi amaldiçoado a se apaixonar incontrolavelmente por ele mesmo, essa paixão o fez morrer afogado, ao ver sua imagem refletida na água.   Assim, tal expressão, narcisista, refere-se à atitude individual de cultuar a si mesmo e da super-valorização de alguém em relação a sua própria imagem.
Ninguém negaria que a auto-estima é necessária para que possa haver autoconfiança. Mas o que pensar quando a auto-estima assume níveis de exageros, levando as pessoas a olharem para si mesmas como centro de todas as atenções disponíveis? Na opinião dos próprios gregos, criadores do mito de Narciso, algo assim pode acarretar lamentáveis consequências, já que de tanto cultuar sua imagem nas águas de um lago, Narciso, certo dia, caiu nesse lago e morreu afogado nas mesmas águas em que não se cansava de ver-se refletido.Seria possível pensar que, atualmente, as redes sociais afloram ainda mais na juventude um desejo narcisista de cultuar a própria imagem?

 Que relação o narcisismo tem com as redes sociais? As redes sociais são grandes murais, onde os usuários expõem suas ideias, opiniões e modo de viver para todo mundo. Os usuários, em maioria jovens, querem aparecer, mostrar superioridade em relação ao demais, eles usam as plataformas online para tal exibicionismo, pois essa grandeza sobre os outros o deixa satisfeito.

Pesquisas indicam que universitários que usam o Twitter tem um “ar” de superioridade mais agudo, diferente dos usuários do Facebook, que são apenas exibicionistas. Já para os adultos, o Facebook e o Twitter não diferenças, eles usam os dois para a mesma função, expandir sua imagem. Por isso existe uma grande diferença entre os usuários jovens e adultos.
 No centro da epidemia, a fotografia parece ter sido reinventada. Antes, uma foto podia ter a banalidade simpática de uma cena familiar, tocante por seu significado pessoal, ou a aura de um registro artístico, emocionante pelo objeto registrado ou por sua composição. O fotógrafo era o agente invisível, a equilibrar com maior ou menor talento sua imaginação e suas intenções com o mundo de movimentos, luzes e sombras à sua frente. Este escriba só tomou contato com a aparência física dos mestres Henri Cartier-Bresson e Robert Capa anos depois de começar a admirar suas imagens. Na era das mídias sociais, a fotografia parece ter se transformado em qualquer composição que inclua o fotógrafo: eu e meu gato, eu e meu risoto, eu no Taiti, eu na maratona... eu na Paulista! É o estranho mundo da iPhoto.

Naturalmente, não se pode culpar exclusivamente as mídias sociais e os smartphones pela praga do espelho. A tecnologia garante o meio e induz a mensagem, mas a epidemia se deve também a questões relacionadas à educação e ao ambiente sociocultural. A permissividade dos pais e a satisfação imediata dos mais insípidos desejos das crianças a alimentam. Simultaneamente, o pseudouniverso das celebridades faz o narcisismo parecer normal, transformando-o em modelo de conduta.

Quais as consequências? A autoconfiança e um grau “administrado” de narcisismo podem contribuir para aumentar a nossa iniciativa e autonomia, ajudar a superar as frustrações do dia a dia. Além de certo ponto, contudo, o narcisismo pode se tornar nocivo. Conforme observou o pesquisador Roy Lubit há mais de dez anos, indivíduos que sofrem de “narcisismo destrutivo” dão importância excessiva a si mesmos, são arrogantes e se orientam exageradamente para a conquista de poder e riqueza. (…) . E o pior, pessoas que se comportam assim, são agressivos quando são contrariados.

Quando Narciso morreu, o seu lago de prazer passou de uma taça de doces águas para um cálice de lágrimas salgadas, e as Ninfas dos Montes lamentaram-se, enquanto atravessavam os bosques, no seu dever de cantar ao lago e reconfortá-lo.

E quando elas viram que o lago tinha mudado da uma taça de doces águas para um cálice de lágrimas salgadas, soltaram as tranças verdes dos seus cabelos e choraram para o lago, dizendo-lhe:

«Não estamos admiradas que mergulhes dessa maneira no luto por Narciso, tão belo ele era..«Mas, o Narciso era belo?», perguntou o lago.

«Quem o poderá saber melhor do que tu?», responderam as Ninfas. «Por nós passou ele sempre, mas foi por ti que procurou e se deitou nas tuas margens e olhou para ti. E foi no espelho das tuas águas que refletiu a sua própria beleza.»

«Quem o poderá saber melhor do que tu?», responderam as Ninfas. «Por nós passou ele sempre, mas foi por ti que procurou e se deitou nas tuas margens e olhou para ti. E foi no espelho das tuas águas que refletiu a sua própria beleza.»

«Mas eu amei Narciso porque enquanto ele se alongava sobre as minhas margens e olhava para mim, em baixo, no espelho dos seus olhos, eu vi sempre a minha beleza refletida.
 Oscar Wilde, Poemas em Prosa.


As pessoas publicam algo para buscar vários compartilhamentos, vários likes, tudo para satisfazer o seu ego, as vezes não é nem a opinião da pessoa, mas ela acaba dizendo aquilo para alimentar o seu narcisismo. Esse problema atinge em sua grande maioria os jovens, que acabam até fazendo disputas uns com os outros, para saber qual o mais influente, qual o mais acessado, o mais popular, tudo isso é diagnosticado como narcisismo nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário