quinta-feira, 21 de junho de 2012

O DISCURSO QUE SE ETERNIZOU - Severn Suzuki cala os governantes - RIO ECO92

O DISCURSO QUE SE ETERNIZOU - SEVERN SUSUZI CALA OS GOVERNANTES - RIO ECO92

Há 20 anos, os líderes globais da Eco-92 silenciaram-se para uma adolescente canadense de apenas 12 anos de idade, que causou aquele incômodo silêncio da verdade com diversas frases de impacto, dentre as quais, se destaca esta: "Eu sou criança e não tenho as soluções, mas gostaria que vocês soubessem que vocês também não têm. Se vocês não sabem como consertar, por favor, parem de destruir o planeta".
Assista o video:



http://www.youtube.com/watch?v=u5fyt0rSfdI

Severn Suzuki se formou em ecologia e biologia, e afirmou na TEDxRio+20, no segundo e último dia de palestras do projeto Humanidade2012, no Forte de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, que "há 20 anos estava orgulhosa de chamar a atenção, mas hoje me sinto envergonhada. O que aconteceu nesse tempo? Nada. Não chegamos nem perto da sociedade que precisamos", afirmou Suzuki, tão logo o painel do evento fez a "passagem de tempo" entre o seu discurso na Eco-92 e sua participação por videoconferência no evento.

Assim como a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, repetiu em sua apresentação das última segunda-feira na mesma TEDXRio+20, a bióloga canadense também culpou a chamada "economia verde" pelo desvio de foco das questões que, de fato, importam para a longevidade do planeta.

"Nós temos um contínuo declínio do ecossistema, mas a economia continua sendo o primeiro item da agenda dos políticos. Todos que acreditam em democracia perdem a esperança desta forma", destacou em seu discurso via web. "Temos que achar soluções e resolvermos por nós mesmos. Estou falando do engajamento dos cidadãos", completou.

E justamente neste processo, de acordo com a opinião de Severn, a participação e pensamento no futuro de quem herdará o legado que as gerações passadas deixarão para o meio ambiente são fundamentais. "Eu não posso me permitir perder as esperanças, eu tenho dois filhos e vou fazer de tudo para que eles tenham um futuro melhor. Nós temos que estabelecer a conexão entre os sistemas políticos e econômicos com os nossos filhos. Faremos com que nossas ações tenham valor ao redor do mundo. Assim espero", finalizou.

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho e deverá contribuir para a definição da agenda de discussões e ações sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Assim chamada por marcar os 20 anos da realização da Eco92, a Rio+20 é composta por três momentos. De 13 a 15 de junho, representantes governamentais discutirão os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. Entre 16 e 19, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vários líderes mundiais estarão ausentes, incluindo o presidente americano Barack Obama. Do lado europeu, ficam de fora a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Para garantir a presença de países africanos e caribenhos, o Itamaraty, o Ministério da Defesa e a Embraer trouxe as delegações de dez deles.


 

Vinte anos após a canadense Severn Suzuki chamar a atenção do mundo para os efeitos da destruição ambiental na Eco92, uma adolescente de 17 anos asssumiu o papel de fazer um apelo aos líderes mundiais nesta quarta-feira, durante a Rio+20. "Vocês têm 72 horas para decidir futuro dos seus filhos, dos meus filhos. Estou disparando agora o meu cronômetro: tic, tac, tic, tac", disse a neozelandesa Brittany Trifford

 

A adolescente não se intimou diante de uma plateia composta de presidentes, primeiros-ministros, diplomatas e autoridades de 193 países. "Tenho 17 anos de idade, sou apenas uma criança. Hoje sou todas as crianças, sou seus filhos, sou as 3 bilhões de crianças do mundo. Pensem em mim como metade da população da terra", disse ao apelar para que eles revisem o texto final da Rio+20, aprovado ontem pelas delegações das nações.

"Vocês, em seus governos, prometeram reduzir a pobreza, evitar a mudança climática, garantir o acesso a água. As cooperações multinacionais já prometeram compensar a poluição causada pelas suas indústrias. Essas promessas já foram feitas e nosso futuro continua em grande risco", afirmou.

"Confiamos que vocês, nas próximas 72 horas, vão colocar nossos interesses acima de tudo, e peço que atuem de forma corajosa. Estou aqui para lutar pelo meu futuro. Por isso quero que considerem o que podem fazer. Estão aqui para simplesmente fazer bonito ou para nos salvar, para fazer o mundo bonito?", questionou a jovem ao encerrar seu discurso, que recebeu aplausos empolgados da plateia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário