quinta-feira, 21 de junho de 2012

O DISCURSO QUE SE ETERNIZOU - Severn Suzuki cala os governantes - RIO ECO92

O DISCURSO QUE SE ETERNIZOU - SEVERN SUSUZI CALA OS GOVERNANTES - RIO ECO92

Há 20 anos, os líderes globais da Eco-92 silenciaram-se para uma adolescente canadense de apenas 12 anos de idade, que causou aquele incômodo silêncio da verdade com diversas frases de impacto, dentre as quais, se destaca esta: "Eu sou criança e não tenho as soluções, mas gostaria que vocês soubessem que vocês também não têm. Se vocês não sabem como consertar, por favor, parem de destruir o planeta".
Assista o video:



http://www.youtube.com/watch?v=u5fyt0rSfdI

Severn Suzuki se formou em ecologia e biologia, e afirmou na TEDxRio+20, no segundo e último dia de palestras do projeto Humanidade2012, no Forte de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, que "há 20 anos estava orgulhosa de chamar a atenção, mas hoje me sinto envergonhada. O que aconteceu nesse tempo? Nada. Não chegamos nem perto da sociedade que precisamos", afirmou Suzuki, tão logo o painel do evento fez a "passagem de tempo" entre o seu discurso na Eco-92 e sua participação por videoconferência no evento.

Assim como a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, repetiu em sua apresentação das última segunda-feira na mesma TEDXRio+20, a bióloga canadense também culpou a chamada "economia verde" pelo desvio de foco das questões que, de fato, importam para a longevidade do planeta.

"Nós temos um contínuo declínio do ecossistema, mas a economia continua sendo o primeiro item da agenda dos políticos. Todos que acreditam em democracia perdem a esperança desta forma", destacou em seu discurso via web. "Temos que achar soluções e resolvermos por nós mesmos. Estou falando do engajamento dos cidadãos", completou.

E justamente neste processo, de acordo com a opinião de Severn, a participação e pensamento no futuro de quem herdará o legado que as gerações passadas deixarão para o meio ambiente são fundamentais. "Eu não posso me permitir perder as esperanças, eu tenho dois filhos e vou fazer de tudo para que eles tenham um futuro melhor. Nós temos que estabelecer a conexão entre os sistemas políticos e econômicos com os nossos filhos. Faremos com que nossas ações tenham valor ao redor do mundo. Assim espero", finalizou.

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho e deverá contribuir para a definição da agenda de discussões e ações sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Assim chamada por marcar os 20 anos da realização da Eco92, a Rio+20 é composta por três momentos. De 13 a 15 de junho, representantes governamentais discutirão os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. Entre 16 e 19, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vários líderes mundiais estarão ausentes, incluindo o presidente americano Barack Obama. Do lado europeu, ficam de fora a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Para garantir a presença de países africanos e caribenhos, o Itamaraty, o Ministério da Defesa e a Embraer trouxe as delegações de dez deles.


 

Vinte anos após a canadense Severn Suzuki chamar a atenção do mundo para os efeitos da destruição ambiental na Eco92, uma adolescente de 17 anos asssumiu o papel de fazer um apelo aos líderes mundiais nesta quarta-feira, durante a Rio+20. "Vocês têm 72 horas para decidir futuro dos seus filhos, dos meus filhos. Estou disparando agora o meu cronômetro: tic, tac, tic, tac", disse a neozelandesa Brittany Trifford

 

A adolescente não se intimou diante de uma plateia composta de presidentes, primeiros-ministros, diplomatas e autoridades de 193 países. "Tenho 17 anos de idade, sou apenas uma criança. Hoje sou todas as crianças, sou seus filhos, sou as 3 bilhões de crianças do mundo. Pensem em mim como metade da população da terra", disse ao apelar para que eles revisem o texto final da Rio+20, aprovado ontem pelas delegações das nações.

"Vocês, em seus governos, prometeram reduzir a pobreza, evitar a mudança climática, garantir o acesso a água. As cooperações multinacionais já prometeram compensar a poluição causada pelas suas indústrias. Essas promessas já foram feitas e nosso futuro continua em grande risco", afirmou.

"Confiamos que vocês, nas próximas 72 horas, vão colocar nossos interesses acima de tudo, e peço que atuem de forma corajosa. Estou aqui para lutar pelo meu futuro. Por isso quero que considerem o que podem fazer. Estão aqui para simplesmente fazer bonito ou para nos salvar, para fazer o mundo bonito?", questionou a jovem ao encerrar seu discurso, que recebeu aplausos empolgados da plateia.

 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Citação - Albert Einstein

 

‎"Um homem faz parte de um conjunto de coisas chamada universo; ele é uma parte do todo, limitada no espaço e no tempo. Ele experimenta a si mesmo, os seus pensamentos e os seus sentimentos, como coisas separadas do todo: uma especie de ilusão de ótica gerada pela sua mente. Esta ilusão gera uma especie de prisão para cada um de nós; uma prisão que restringe nossos afetos e desejos pessoais ao cir...culo estreito de pessoas que estão mais próximas de nós.
Nosso desafio é nos libertarmos desta prisão, alargando nossa compaixão até que ela abrace toda a criatura vivente e toda a natureza na sua beleza. Ninguém é capaz de atingir por completo esta meta, mas a luta para chegar até ela fornece, por si só, uma parte da liberação e o fundamento da verdadeira segurança interior"

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"A human being is part of the whole called by us universe , a part limited in time and space. We experience ourselves, our thoughts and feelings as something separate from the rest. A kind of optical delusion of consciousness. This delusion is a kind of prison for us, restricting us to our personal desires and to affection for a few persons nearest to us. Our task must be to free ourselves from the prison by widening our circle of compassion to embrace all living creatures and the whole of nature in its beauty...We shall require a substantially new manner of thinking if mankind is to survive."


 Albert Eisntein

"VENDIDO!" - O ENGLISH HOMEWORK DE NAPOLEÃO

Uma carta rara em Inglês escrita de próprio punho por Napoleão Bonaparte foi vendida em leilão por 325.000 euros (400.000 dólares; £ 264,000).

A venda em leilão casa Osenat em Fontainebleau, sul de Paris, era mais do que cinco vezes o preço previsto.

Napoleão escreveu a carta em 1816 quando ele estava tentando aprender Inglês durante o seu exílio na ilha de Santa Helena.

Depois de uma disputa a carta foi comprado pelo Museu francês de Cartas e Manuscritos de Paris.

Napoleão foi exilado em Santa Helena depois de sua derrota na Batalha de Waterloo em 1815.

"It is two o'clock after midnight, I have enow sleep..." (São duas da manhã, dormi o bastante). A carta de uma página, datada de 9 de março de 1816, é dirigida ao companheiro de Napoleão no exílio Emmanuel, o conde de las Cases, que tinha lhe ensinado Inglês e futuro redator das memórias do imperador deposto.

 

Nela, ele se refere a um navio a atracar em Santa Helena no prazo de sete dias, trazendo notícias da Europa.

No entanto, ela está repleta de erros, por exemplo: "He shall land above seven day a ship from Europe that we shall give account from anything who this shall have been even to day of first january thousand eight hundred sixteen."



Napoleão parece ter escrito a carta durante um ataque de insônia, colocando no final: ". Quatro horas da manhã"...assim começa a carta: "Count Las Case. It is two o'clock after midnight, I have enow [enough] sleep, I go then finish the night into to cause with you,"


A carta é uma das três únicas conhecidas no mundo escritas em Inglês por Bonaparte.

O ex-imperador morreu em Santa Helena em 1821 aos 51 anos.

O conde de las Cases escreveu um livro sobre seu tempo na ilha, e lembrou como Napoleão queria aprender o idioma de seus captores britânicos. Em seu "Memorial de Santa Helena", Las Cases relata como, no mês de março de 1816, Napoleão escreveu a ele cartas em inglês, principalmente para exercitar o idioma de seus carcereiros, que decidira aprender semanas antes.

Las Cases menciona a carta vendida neste domingo: "o imperador não dormiu a noite toda: em sua insônia, se divertiu escrevendo-me uma nova carta em inglês; a mandou a mim selada; corrigi os erros, e ele respondeu, também em inglês, quando me devolveu o correio. Compreendeu-me muito bem; o que o convenceu de seus progressos, e provou que poderia, com todo rigor, escrever em sua nova língua".

 

 

 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Love Me Do”, dos Beatles, completa 50 anos

LONDRES - As comemorações do 50º aniversário de "Love Me Do", o primeiro single dos Beatles, gravado no dia 6 de junho de 1962, promete agitar a cidade britânica de Liverpool. O hit é uma das músicas responsáveis por impulsionar o quarteto ao estrelato mundial.

Apesar do lendário quarteto, formado por Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon e George Harrison, ter se reunido em 1960, a data oficial de sua formação é celebrada dois anos depois, justamente quando o grupo se reuniu para a primeira sessão de gravação no emblemático estúdio Abbey Road.

Foi no ano de 1962 que um de seus principais integrantes entrou na banda, o baterista Ringo Starr - que segue vivo ao lado de Paul McCartney. Neste mesmo ano, o quarteto de Liverpool também lançou o pegajoso hit "Love Me Do", o primeiro single do grupo, que, por sua vez, começou a fazer um enorme sucesso nas rádios do país pouco tempo depois.

Essa alegre canção, que gira em torno de dois simples acordes, transformou o Beatles em um grupo internacional. Isso porque, com "Love Me Do", o grupo deixou de ser "uma banda local" para levar suas melodias para além do condado de Merseyside.


"Esse faixa (extraído do álbum de estreia "Please, Please Me") foi o que tornou o grupo famoso no mundo todo", assegurou Jerry Goldman, diretor-geral da "The Beatles Story", um centro que há 22 anos se dedica em narrar a evolução do quarteto de forma gráfica.

"Antes dessa canção, os Beatles eram apenas um grupo bastante popular na região (de Liverpool). No entanto, ninguém conhecia a banda fora desta cidade", acrescentou Goldman.

Já George Martin, o lendário produtor que era apelidado de "quinto Beatle", lembrou em alguma ocasião o curioso processo de formação de "Love Me Do", que chegou a ser gravado em três vezes com bateristas diferentes.

Em princípio, o baterista era Pete Best. Ele que estava no comando das baquetas na gravação de 6 de junho de 1962, que fez parte de uma audição para EMI nos estúdios londrinos de Abbey Road, um lugar que passou a ser cultuado por qualquer fã que se preze.

No dia 4 de setembro deste mesmo ano, quando Ringo Starr já tinha substituído Best, a música foi gravada para retornar aos estúdios. Sete dias depois, o grupo voltou aos estúdios para uma nova gravação, agora com Andy White na bateria e Starr restrito a uma meia-lua.

"The Beatles Antology", um documentário de oito episódios, três álbuns e um livro monográfico, explica que esse singles foi um dos primeiros escritos pela célebre dupla Lennon e McCartney, embora este último assuma a autoria de mais estrofes.

Dada a relevância da banda, 2012 será um ano especial para Liverpool, que homenageia seus quatro filhos ilustres com uma série de atividades comemorativas. Os atos previstos destacam a participação da Royal Philarmonic Orquestra, que interpretará temas de Lennon e McCartney, e do mítico clube "The Cavern", que deverá ser oficialmente tombado. A casa de show onde o quarteto "nasceu" ainda apresentará uma série de show em tributo.

Outro clássico de Liverpool, o festival anual de Matthew Street, realizado no final de agosto, deverá exaltar e rememorar algumas das principais músicas dos Beatles. Mas, apesar de todos os mistérios e indefinições, a principal comemoração será realizada no dia 5 de outubro, a mesma data em que "Love Me Do" chegou ao mercado.

Essa canção chegou ao posto de 17º nas listas de sucessos do Reino Unido após seu lançamento e, em 1964, já aparecia no topo das paradas americanas. Com 13 álbuns de estúdio, uma recopilação, 13 EP's (um deles duplo) e 22 singles em apenas oito anos de carreira (1962-1970), a "poção" mágica que transformou os Beatles em verdadeiros ícones da música internacional foi "a mistura entre música e personalidade", aponta Goldman.

A trajetória do grupo mais famoso do mundo começava a chegar ao fim meses depois da conclusão da gravação de seu décimo segundo álbum de estúdio, "Abbey Road" (16 de setembro de 1969), quando os quatro músicos já estavam envolvidos em projetos solos.

O encarregado de anunciar a separação da banda foi McCartney, que emitiu um comunicado há 42 anos, no dia 10 de abril de 1970, para explicar que os quatro meninos de Liverpool já não voltariam a tocar juntos.
06/06/2012 07:40 - AGÊNCIA EFE