sábado, 21 de janeiro de 2012

O ALFABETO EMOCIONAL - Dr. Juan Hitzig



A medicina em geral, e a psiquiatria orientam seus pacientes a grande importância do bom humor, aos bons sentimentos e a afetividades sadia na qualidade de vida e na saúde mental.

 

O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.

1.Alfabeto emocional O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.

2." Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo – explica -.


3.As condutas "S": serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina, … enquanto que as condutas "R": ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, um hormônio coRRosivo para as células, que acelera o envelhecimento.



4.As condutas "S" geram atitudes "A": ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação. As condutas "R" pelo contrário geram atitudes "D": depressão, desânimo, desespero, desolação.


5.Aprendendo este alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e melhor, porque o "sangue ruim" (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento. O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável."

6.Tenha uma excelente vida! Plena de Serotonina!!!



12 comentários:

  1. “Satisfazer as necessidades da vida não é mal...Manter o corpo com saúde é um dever, porque de outra forma não poderemos manter a chama da sabedoria e a nossa mente forte e clara”
    - Atribuído a Siddhartha Gautama

    Todas as religiões têm lhe ensinado a fugir de sua responsabilidade. Jogue-as sobre um Deus... e não há Deus algum. Você nada faz porque pensa que Deus fará tudo – e não há Deus algum para fazer coisa alguma. E então, o que mais você pode esperar? O que está acontecendo. O que aconteceu e o que está por acontecer é a conseqüência natural dessa idéia de um criador ou projetista. Deveria ser dito aos homens:

    “Essa é sua existência.
    Você é responsável por tudo que você é,
    por tudo que você faz e por tudo que ocorre à sua volta.
    Seja maduro, não permaneça infantil”.

    Mas esse Deus não lhe permite amadurecer. A divindade dele depende de sua imaturidade, de sua infantilidade. Quanto mais estúpido, quanto mais crédulo você for, maior será o Deus. Quanto mais inteligente você for, menor será o Deus. Se você é realmente racional, inteligente, concluirá que não há Deus Super Poderoso algum.

    http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/2010/05/capitulo-27-budismo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por esse texto tão real,vai de encontro com o que eu penso,somos inteligentes e conscientes��

      Excluir
    2. Interessante,como muitos não encontram as respostas,criam sua própria filosofia. Eu prefiro acreditar em Deus, vá que Ele existe de verdade.

      Excluir
    3. Eu acredito em deus pelo simples fato de existirmos e que existe um propósito para isso, nossa vida não acaba aqui; é algo que posso sentir...
      Mesmo se eu estiver errada não tenho nada a perder crendo em Deus crendo em Jesus Cristo, agora se eu estiver certa? Oq aqueles que o negaram sim tem muito a perder.
      A mensagem que quero deixar é procure Deus no seu íntimo chame por ele e se vc não o sentir não o encontrar aí sim vc pode afirmar ...

      Excluir
  2. Bestalhao, ninguém pode afirmar se Deus existe ou não .
    Quem é você para dizer que Deus não existe ?
    Depois de uma reportagem tão inspiradora quanto a do doutor .
    Imbecil !

    ResponderExcluir
  3. Deus só criou vida eterna e permite que a ALMA tenha experiências assim entrando e saindo da matéria para evoluir seus sentimentos e inteligência.
    O homem criou a ideia de "morte", seu medo nascido na falta de conhecimento só lhe permite crer naquilo que julga ser concreto, em sua pequenez ele ignora que os sentimentos bons nunca se desfazem e seguem na Alma perpetuando a vida.
    A maior prova que existe vida após a "morte" são os sentimentos que continuam a crescer encontrando eco em outros corações que já saíram dos nossos olhares. Ninguém ama o que não existe, pois se fossemos só lembranças seríamos apagados pelo tempo.

    ResponderExcluir
  4. Revolução planetária existe ou não? Se é obra da natureza ela criou-se por si só? Existe algo que regulam as forças que equilibram o universo ou não? Astronomia e geologia desvendaram coisas que somente uma inteligência suprema poderia criar. Então, o que não é obra do homem será de quem? Do nada?

    ResponderExcluir
  5. O casuismo afirma que não há consequência sem causa. Sendo o Criador: causa das causas o Logus(Logosofia). Quem, mortal, pode afirmar ou negar a existência de Criador. "Penso, logo: existo." (René Descartes)

    ResponderExcluir
  6. Passamos a vida acreditando na evolução dos macacos? Isso é ser inteligente pra vc? Pesquise sobre as pirâmides do Egito, construções megalíticos que ninguém explica como aqueles povos construíram tais coisas sem tecnologia alguma, veja se o povo antigo era mesmo macacos? Se isso não prova a existência de um ser supremo (Deus) aí não sei mais...

    ResponderExcluir
  7. negar Deus, sem explicar a criação, é fugir do que não quero crer,não quero saber, entender, conhecer....é deixa a vida me levar. A morte, essa sim é real, ela apaga do cenário da vida e não volta pra explicar, portanto o desconhecido é uma viagem que faremos crendo ou não, chega a hora e por mais sábia(o) que seja, dela não podemos fugir.Eu prefiro Acreditar em Deus, sou responsável pelas minhas escolha e condutas e cada ação tem uma reação boa ou ruim, certa ou errada temos caminhado para onde mesmo???

    ResponderExcluir
  8. Essa grande lei que rege o universo está dentro de nós, na nossa mente que comanda nossas ações boas e ruins e o efeito é o resultado da nossa evolução.
    Por isso nós somos essa força que existe no universo,e as escolhas do bem e mal é responsabilidade de cada um.

    ResponderExcluir