Quando estamos inspirados por um grande propósito, um projeto extraordinário, todos os nossos pensamentos ultrapassam seus limites. Nossa mente transcede suas limitações, nossa consciência se expande em todas as direções e nos encontramos num mundo novo, grande e maravilhoso.
É assim que as cidades seriam se não houvesse luzes
Thierry Cohen criou imagens de cidades sem luz.
Esta série de imagens chamada Darkened Cities, de Thierry Cohen, é verdadeiramente inspiradora. Não apenas porque retrata de maneira precisa os horizontes das maiores cidades sem luz, mas porque as imagens nos lembram do incrível show que nós que moramos nelas perdemos toda a noite.
Para fazer estas imagens, Cohen viajou para lugares longe das cidades, mas sempre na mesma latitude. Enquanto Los Angeles, San Francisco ou Rio de Janeiro usavam gigawatts de eletricidade, lugares como o Joshua Tree National Park, o deserto Mojave ou a Amazônia estavam completamente escuros. Eles veem exatamente os mesmos céus que as cidades nas mesmas latitudes, apenas separados por algum tempo, devido à rotação da Terra. Cohen fotografou e combinou esses céus com imagens das cidades, tratadas para fazer com que elas parecessem iluminadas apenas pelas estrelas. O resultado é o que você vê aqui.
Você consegue imaginar alguém desligando todas as luzes toda a noite para podermos olhar para o céu e aproveitar a vista por alguns minutos? Tenho certeza que isto faria muitas pessoas pararem e pensarem, e talvez entender por quê nossos ancestrais eram tão fascinados pelo céu. Além disso, as estrelas foram provavelmente a primeira inspiração para a mitologia e a ciência.
Se você nunca viu um céu assim, deveria. Vá para o interior, para longe das cidades grandes e olhe para cima. Prometo: desligando as luzes, você ligará alguma coisa dentro de você.
Se você, por acaso, está em Paris por esses dias, poderá ver Villes éteintes. A exposição de Thierry Cohen vai até amanhã na Galerie Esther Woerdehoff, na 36 rue Falguière.
Será que os Maias imaginavam que o papo sobre mudanças causaria esse alvoroço todo? Eles nunca falaram em fim do mundo. Nada de asteroides gigantes ou planetas se chocando contra a Terra. Nada. É só o fim de uma era – e o início de outra. Sem sinal nenhum de apocalipse.
Para desmistificar as teorias que rolam pela internet, o cientista da Nasa, Don Yeomans, publicou um vídeo sobre o assunto. Dá uma olhada na explicação que ele deu para os mitos abaixo.
1. O sol vai nos matar!
Vai não. Dizem que o sol está trabalhando a todo vapor, entrando numa fase de atividade máxima. É verdade. Só que isso acontece com frequência: a cada 11 anos, o sol chega ao nível máximo de atividade. Aí aumentam os riscos de tempestades e explosões solares.E se numa dessas, a explosão voar longe e atingir aatmosfera terrestre, pode ser que aconteça uma pane nos sistemas de telecomunicações.
Mas isso não vai acontecer, garante a Nasa. Segundo eles, o sol já esteve mais forte em outras vezes. E nada aconteceu.
2. Os polos magnéticos da Terra vão se inverter
O Sul vai virar Norte, e o Norte vai virar Sul. Isso também acontece, às vezes, mas não é do dia para a noite – graças à Lua, que mantém a rotação da Terra estável. Leva milhares de ano para que os polos sejam invertidos. A última troca aconteceu há 780 mil anos. E deve demorar mais alguns milhares de ano para isso acontecer novamente.
3. O Planeta X vai colidir com a Terra
Dizem que o Planeta X, conhecido também como Nibiru, está em rota de colisão com a Terra. E ele deve chegar aqui amanhã, em plena sexta-feira. Mas a Nasa garante que isso não vai acontecer. "Se houvesse algo, nós teríamos visto isso há muitos anos", explica Don Yeomans.
4. Haverá um alinhamento dos planetas
A Nasa também garante que isso não passa de balela. Mesmo se houvesse não haveria nenhuma mudança drástica nas marés – só o Sol e a Lua podem fazer isso. Aliás, isso já aconteceu outras vezes, em 1962, 1982 e 2000. Nada mudou.
Então é isso. O mundo não vai acabar. Mas vamos torcer para que essa transição de era realmente traga mudanças. Uma dose extra de consciência e humanidade não cairia nada
A ameaçadora LA PALMA, nas ILHAS CANARIAS, ESPANHA
Formada de rochas vulcânicas e uma vegetação exuberante, não é de se espantar que a ilha de La Palma também seja conhecida como a "Ilha Bonita". É uma das sete ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias na costa da África e é dominada por belezas naturais, desde o azul brilhante do céu até as areias escuras das praias. Porém sua beleza é ameaçada pelo um Vulcão que ameaça explodir e gerar onda que chegará à África, Caribe, América do Norte e Norte do Brasil.
Londres
Todos os elementos que se poderia querer para um filme clichê de desastre estão ali: uma linda ilha vulcânica no Atlântico, à beira de um colapso catastrófico, ameaçando propagar ondas gigantescas que vão avançar pelo globo em questão de horas. E enquanto os cientistas tentam em vão tornar audível seus alertas, os governos olham para o outro lado.
Segundo Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, um grande bloco de terra, aproximadamente do tamanho da Ilha britânica de Man (572 km²), está prestes a se desgarrar da Ilha de La Palma, nas Canárias, após uma erupção do Vulcão Cumbre Vieja.
Vulcão Cumbre Vieja
Quando — McGuire garante que a questão não é ''se'' — o bloco cair, vai gerar ondas gigantes chamadas megatsunamis. Viajando a 900 km/h, as imensas paredes de água vão atravessar os oceanos e atingir ilhas e continentes, deixando um rastro de destruição [e morte] como os vistos no cinema. Os megatsunamis são ondas muito maiores do que as que o homem está acostumado a ver.
— 'Quando um destes megatsunamis surge, se mantém de 10 a 15 minutos. É como uma grande parede de água em direção ao litoral' — descreve McGuire.
Modelos feitos em computador do colapso da IIha mostram as primeiras regiões a serem afetadas por ondas de até 100 metros de altura: as ilhas vizinhas do arquipélago espanhol das Canárias. Em poucas horas, a costa ocidental da África será golpeada por ondas similares.
Entre 9 e 12 horas depois do colapso em La Palma, ondas de 20 a 50 metros vão cruzar 6.500 km de oceano e atingir as ilhas caribenhas e a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá. Ao chegar a portos e estuários, a água será canalizada para o interior. Mortes de pessoas e destruição de bens serão imensas, de acordo com McGuire.
Até 19 horas depois da erupção, ondas de 4 a 18 metros vão atingir as costas Norte e Nordeste do Brasil – do Pará à Paraíba. A Ilha de Fernando de Noronha será um dos locais no qual o megatsunami chegará com mais força no Atlântico Sul.
A Europa também será golpeada. O litoral sul de Portugal, da Espanha e o Oeste da Grã-Bretanha vão experimentar ondas de até 10 metros, quatro ou cinco horas depois do evento geológico nas Canárias. Portos serão destruídos. Desastres naturais como estes são raros; ocorrem a cada 10 mil anos. Mas La Palma pode entrar em colapso muito antes.
— 'O que sabemos é que está em processo de acontecer' — garante McGuire.
A Ilha chamou a atenção dos cientistas em 1949, quando seu vulcão, o Cumbre Vieja, entrou em erupção, causando um desabamento de parte de seu flanco Oeste, que afundou quatro metros oceano abaixo. Especialistas acreditam que placas de terreno continuam escorregando lentamente para o mar e dizem que uma próxima erupção deve fazer toda a lateral ocidental da montanha desabar.
— 'Quando acontecer, não vai levar mais do que 90 segundos' — disse McGuire.
Apesar da potencial escala de ameaça, pouco tem sido feito para monitorar a atividade geológica da Ilha de La Palma, nas Canárias. Alguns sismógrafos foram instalados na precária encosta oeste da ilha. Além disso, os equipamentos não dão informações suficientes para estimar quando uma nova erupção deverá ocorrer.
— 'A situação é realmente preocupante. Podemos não estar percebendo o necessário em relação ao vulcão Cumbre Vieja' — alerta Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos da University College of London.
Cientistas, como o britânico, conclamam para um esforço internacional no sentido de instalar sensores mais sofisticados e em maior número na Ilha, assim como satélites com posicionamento global que possam detectar a velocidade, por menor que seja, com que a massa de terra continua a deslizar para o mar. Segundo McGuire, sistemas como este não são tão caros para os governos: custam menos de US$ 1 milhão. — 'Os EUA devem ter cuidado com a ameaça do La Palma. As nações do Caribe também não suportarão tamanha destruição. Mas não se leva o assunto a sério. Os governos mudam e ninguém se interessa' — critica o geólogo britânico.
No entanto, mesmo que equipamentos de monitoramento sejam instalados, nada pode ser feito para prevenir o desastre natural. Poucas medidas adiantariam em caso de colapso da Ilha. Barreiras não protegeriam dos megatsunamis. Tentar uma maneira racional de quebrar La Palma antes que a natureza o faça é tão perigoso ou demorado quanto deixar as coisas seguirem seu rumo.
Novos sismógrafos poderiam avisar sobre uma erupção com até duas semanas de antecedência. Mas ninguém pode afirmar em que momento o vulcão vai desabar ou se esta explosão acontecerá nos próximos séculos. Ordenar retiradas em massa da população – uma medida acertada do ponto de vista humanitário – traria um imenso impacto financeiro, que só iria piorar a situação dos países, se o alarme fosse falso.
Mas o evento promete ser extraordinário. Só nos litorais das Canárias, da América do Norte e da África (os locais onde as ondas teriam poder mais letal) calcula-se que 100 milhões de pessoas seriam diretamente afetadas pelo colapso.
Fonte: Steven N. Ward
Institute of Geophysics and Planetary Physics, University of California, Santa Cruz California, USA
O que virá depois de 21-12-2012 ?... Sabemos que a Terra
e a humanidade
estão ingressando em um novo ciclo.
Em alguns anos
vão alcançar
um nível de consciência
bem acima do nível atual.
As pessoas vão mudar primeiro
e então construir
uma sociedade
mais fraterna e justa
Acabam-se as mentiras, a corrupção,
a ganância, a violência, a miséria...
Dos 7 bilhões
de pessoas,
só as que
alcançarem
certo nível
moral e espiritual
devem
continuar
neste
planeta.
Situações
complicadas
podem ocorrer
em todos os países,
mas você pode
diminuir os impactos
desses acontecimentos
fazendo algumas mudanças desde já.
Mudanças importantes!
1 - Seja mais simples!
Nas palavras, nos gestos, nas roupas,
no trabalho, na comida...
Assim, você vai precisar de menos coisas
para sobreviver numa situação de crise.
2 - Comece a descobrir o SILÊNCIO INTERIOR!
Abaixe o som da música ou da TV.
Evite buzinar. Evite gritar.
Fique menos tempo na frente da TV ou do computador.
Escute mais sua intuição
3 - Converse menos.
Todos vão agradecer.
Mais de 90% da nossa conversa
não tem proveito algum!
4 - Afaste-se um pouco dos aparelhos
e passe mais tempo junto à Natureza
Você consegue passar um dia sem TV, celular e internet?
Consegue passar um dia sem energia elétrica?
Experimente
5 - Pare de consumir tanto!
Evite desperdícios.
Conserte. Recicle.
Deixe o supérfluo. Busque o essencial.
Pare de seguir moda dos outros. Crie seu modo de vestir.
Seja inteligente!
6 - Economize!
Muita gente está endividada
e não consegue pagar suas dívidas.
Cuidado! Você pode precisar de $$ mais adiante.
Na Europa a crise já começou
e alguns estão aprendendo agora a viver sem excessos.
7 - Evite exibições
Procure
não exibir casa,
carro,
dinheiro,
jóias, bens,
família ou
felicidade!
Não é hora mais
de se exibir
coisa alguma
Só os atrasados precisam chamar atenção !
8 - Seja discreto também com o corpo!
Use roupas discretas.
Nos próximos anos
tenha cuidado
para não atrair a atenção de mentes perturbadas!
9 - Tenha gratidão a Deus, às pessoas,
aos reinos da Criação,
ao Planeta!
10 - Tente comer menos
e variar
seus hábitos alimentares.
Na falta
de certos
alimentos
será mais fácil
você se
acostumar
com outros
11 - Fique longe dos fanáticos!
Há gente fanática
no futebol,
na política,
na religião...
Procure agir com calma e não doidamente.
Fanatismo só puxa o mal!
12 – Abandone vícios!
É hora
de jogar longe
esses vícios
que você carrega há anos.
Corte-os de uma vez.
Se precisar,
procure ajuda do AAA,
de um terapeuta,
de um religioso...
Você precisa
ESTAR LÚCIDO
e liberto de vícios
nos momentos
das grandes mudanças.
13 - Ponha suas contas em dia!
Devolva o que pediu emprestado.
Pague o que deve.
Acerte a documentação de seu imóvel.
Encerre totalmente brigas e confusões.
Esteja com a consciência tranquila
e com a vida acertada
nos dias que virão.
14 - Não fique repetindo notícias ruins!
Tire sua atenção
de tudo que lhe provoca
revolta,
medo,
desânimo,
horror...
Evite notícias
sobre políticos corruptos,
crimes, violência...
Falar no mal pode aumentar o mal agora
15 - ORE MAIS!
PROCURE DEUS!
APROXIME-SE DE DEUS!
Ore todos os dias
pela manhã à noite
por toda a humanidade
pela paz...
Esteja em paz.
As mudanças serão para
o bem de todos
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo. É ter coragem para
ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
Sabendo (marido e filhos também), evita-se mortes na família.
Comente, pois valerá uma vida, quando precisar.
"... Ela comentou que não se sentia bem ... Doíam-lhe as costas ... foi deitar-se um pouco até que passasse. Mais tarde, quando fui ver como ela estava, encontrei-a sem respiração: não a puderam reviver..."
Isso foi o que comentou o marido dela com o médico, no Hospital.
Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto.
Sabias que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas dramáticos que anunciam o infarto nos homens ? Refiro-me à dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento (desmaio, perda de consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes.
Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco vai-nos contar a sua história:
'Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo.
Estava sentada muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos e vendo novela.
Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando- estando com pressa–comemos um sanduíche, engolindo-o com pouca água.
Esta foi minha sensação inicial ... O único problema era que eu NÃO HAVIA comido NADA desde as 17h00 ...
Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertasse a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta). Logo, a pressão começou a avançar para o meu esterno (osso de onde nascem as costelas no peito). O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo.
Tirei os pés do ‘puff’ e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão ...
Levantei-me apoiando em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência.
Disse-lhes que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas. Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e me localizar rapidamente.
Segui suas instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos.
Acordei com o cardiologista me informando que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femural para instalar dois *stents* que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito.
Graças às minhas explicações precisas, os médicos já estavam esperando prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital.
- DICAS IMPORTANTES:
*1.*Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (eúltimo) ataque cardíaco porque não identificam
os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estadonatural (normal) de seu corpo. Mais vale uma falsa emergência do que não se atrever a chamar, e perder a vida...
*2.*Notem que disse 'chamem os Paramédicos/ambulância'. AMIGAS, o tempo é importante e as informações precisas também.
*3.*Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou nunca tiveram problemas cardíacos...
Os ataques cardíacos são o resultado de um stress prolongado que faz que nosso sistema segregue toda classe de hormônios daninhos que inflamam as artérias e tecido cardíaco.. Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a proteção que lhes brindava o estrogênio, por isso correm risco de sofrer mais problemas cardíacos do que os homens.
Um cardiologista disse que se todos os que receberem este e-mail o enviarema 10 mulheres, poderemos estar certos de que ao menos UMA vida se salvará. Por isto, seja bom amigo e envie este artigo a todas as mulheres que lhe são tão queridas...
*Água Antes de Dormir**
Cerca de 90% dos ataques de coração ocorre de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água (NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite.
Eu sabia que a água é importante, mas nunca soube sobre as horas especiais para bebê-la.
Bebendo água na hora correta, maximizas a sua efetividade no corpo humano:
- 1 copo de água depois de acordar - ajuda a ativar os órgãos internos.
- 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição - ajuda a digestão.
- 1 copo de água antes de tomar um banho - ajuda a baixar a pressão sanguínea.
- 1 copo de água antes de ir para a cama - evita um derrame cerebral ou ataque de coração.
Por favor, passe isto para as pessoas com as quais v. se preocupa ...
"Não pratique apenas a sua arte
Mas forçe os vossos caminhos aos seus segredos
Para que o conhecimento eleve o homem ao Divino" - Ludwing Van Beethoven
Arte (do latimars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, a escultura, o teatro e o cinema .
A importância e a riqueza da arte vêm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, a racional, a mística, a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo e também de nós mesmos fica, empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. Por outro lado, o contato com a arte de outras culturas dá oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo.
Portanto, a arte é também um meio de comunicação entre as pessoas e os povos. Por isso mesmo o componente Arte-Educação faz parte do eixo Linguagem e Códicos. Cada uma das modalidades da arte - a música, o teatro, a dança, a literatura, e as artes visuais - possui uma linguagem própria. Quer dizer, cada uma destas linguagens proporciona um tipo de experiência única. Mas, dentro de suas especificações, as várias linguagens da arte apresentam uma lógica comum.
A arte será sempre inspirada nas emoções e opiniões do artista assim como pelos acontecimentos mundiais e nova tecnologia.
O futuro da arte depende do futuro da vida na terra e da criação do artista.
Nós às vezes nos repreendemos por não causar mais impacto ou diferença em outras pessoas, ou diante das provações e dificuldades da vida. Nos perguntamos se o nosso débil esforço tem algum valor. Nenhum de nós é uma ilha. Todos nós temos pais, irmãos, filhos e amigos em cuja vida fazemos uma enorme impressão apenas por viver. Nascemos em uma família, comunidade e nação o que já é um impacto. Nós afetamos muitas pessoas.
A questão não é "Você pode fazer a diferença?" Você já faz a diferença. É apenas uma questão de que tipo de diferença que você quer fazer.
Vamos agir de modo a tornar este mundo um lugar melhor, ou vamos permitir que nosso pensamento errôneo nos leve à auto-derrota? Pense sobre isso e como você pode fazer uma diferença positiva, tanto em sua vida, como nas vidas de outras pessoas.
Ao escrever este texto me lembrei de uma bela canção interpretada pelo inesquecível Michael Jackson - HEAL THE WORLD (Por um mundo melhor)
O creme de Chantilly surgiu na França, por meio de Fritz Carl Vatel (1635-1671). Vatel percebeu que o leite da região de Chantilly, onde o mesmo morava quando tinha 27 anos de idade, era mais gorduroso e, por esse motivo, mais adequado à bateção. Desta forma, Vatel passou a transformar o leite em uma pasta vaporosa e densa, além de adicionar açúcar à mesma, originando assim, o creme mais usado nas confeitarias, o creme de Chantilly.
O creme criado por Vatel agradou tanto a corte francesa, que os senhores da casa palaciana de Chantilly deram ao creme o nome de seu castelo.
Mas ao contrário do saboroso creme, seu fim foi amargo. Num certo jantar oferecido pelo rei para a corte de Versailles o cozinheiro se deu conta que não havia assados para todas as mesas. Ele passou a noite em claro esperando os peixes para o dia seguinte. Ao perceber que a encomenda não seria entregue, atirou-se sobre a espada, suicidando-se.
Nascida em 1965 em uma família nomade no deserto da Somalia perto da fronteira da Etiópia aos três anos de idade sofreu mutilação genital feminina. Waris Dirie fugiu da aldeia em que vivia com a família aos doze anos de idade, um dia após saber que seria obrigada por seu pai a se casar com um homem de 60 anos, do qual seria a quarta esposa. Na época, atravessou sozinha um dos desertos somalis inteiro, sofrendo com fome e sede e ficando com vários ferimentos nos pés, dos quais até hoje têm cicatrizes. Conseguiu chegar até a capital de seu país, Mogadíscio, onde encontrou a sua avó que após algum tempo conseguiu que sua neta fosse levada a Londres para trabalhar como faxineira na Embaixada da Somália.
Passou a adolescência apenas trabalhando na Embaixada, sem sair da casa onde esta se localizava, por isso mal aprendera a falar o idioma inglês. Após o término de uma Guerra na Somália todos da Embaixada foram convocados a retornar ao país. Waris Dirie foge pelas ruas de Londres e com ajuda de uma mulher, que tornou-se sua amiga, conseguiu emprego como faxineira em uma lanchonete. Lá, enquanto trabalhava, foi observada por Terence Donovan, um grande fotógrafo, que a lançou no mundo como modelo. Waris Dirie converteu-se numa defensora da luta pela erradicação da prática da Mutilação Genital Feminina e atualmente é embaixadora da ONU. Escreveu vários livros sobre suas vivências e foi tema de um filme "Flor do Deserto", lançado em 2010 no Brasil. Existe uma fundação com seu nome, da qual é fundadora. Para saber mais sobre a fundação acesse o link http://www.desertflowerfoundation.org/en/
Ela mora com a família em uma casa alugada na Etiópia e tenta convencer a cunhada a não circuncidar as filhas. Está confrontando a mutilação na própria família. O irmão tem seis meninas, todas menores de idade e que vivem no deserto. Sua cunhada quer mutilá-las. Por causa disso está tentando levar as meninas para um lugar seguro. Isso tira o sono de Waris Dirie todas as noites.
O Desejo de Lucro Imediato Causou o Consumismo, Que Vem Destruindo a
Economia Verdadeira
A filosofia que impera no mundo
atual é praticamente comandada pelo desejo de lucro que tomou conta de toda a
sociedade; vamos dizer que as pessoas que possuem um cargo procuram ver o que o
seu semelhante deseja, para fazer-lhe a sua vontade. É o predomínio amplo do
princípio de prazer, uma inversão total sobre as necessidades humanas. E, no
entanto, a humanidade nunca esteve mais necessitada do que agora de bens
materiais.
Em cada época, o gênero humano se dirigiu por uma
determinada maneira de pensar:
a) na civilização romana, os indivíduos acreditavam
que o poder de Roma era a sua maior garantia;
b) na Idade Medieval, tal
crença passou para o poder das Igrejas;
c) e finalmente, a partir da Idade
Moderna, todo o poder foi colocado no dinheiro.
Sem dúvida alguma estamos vivendo dentro de uma
visão econômica sobre o homem, que leva todo o indivíduo a raciocinar em torno
do lucro que determinada pessoa pode causar a ele.
Socialmente, as reuniões, festas e encontros são
organizados dentro desse espírito; o relacionamento humano visa dar vazão à
exploração de um indivíduo sobre o outro.
O ser humano é tratado sem dignidade devida, porque é
visto em função de sua lucratividade: como ele poderia produzir bens materiais,
ou como seria possuidor desses mesmos bens, no caso do milionário. Vamos dizer
que somos considerados pelo que temos (riquezas materiais) e não pelo que somos.
Isto, sim, é que pode ser chamado de materialismo. Por exemplo: o maior tenor da
atualidade é Pavarotti; em cada apresentação que ele faz no “Metropolitan Opera
House” ganha 100 mil dólares não porque ele seja um autêntico herdeiro de
Caruso, Tito Schipa e Begniamino Gigli, mas porque ele poderá trazer um lucro
maior ainda ao famoso teatro.
Acredito que os países ocidentais mais ou menos sabem
da péssima situação econômica atual, conduzida pelas idéias errôneas americanas
- aliás, tomada de John M. Keynes. A própria Europa Ocidental se colocou na
dependência dessa política, e está com medo de enfrentar agora uma nova situação
que se aproxima. De outro lado, o controle que o Estado exercia sobre os
comerciantes no tempo da política mercantilista da Inglaterra era extremamente
nocivo para a economia - mas a idéia posterior de total liberdade, que pecou
dentro do mesmo erro, porque caiu em outro extremo. Antes, era o rei que
controlava todo o poder econômico; agora é o próprio indivíduo que lida com as
riquezas - submetendo inclusive os imperadores atuais a ele.
Muito se tem falado sobre as riquezas de uma nação;
alguns afirmaram que seu valor estaria no ouro e prata acumulados nos porões -
seria a idéia antiga do monetarismo, quando as moedas teriam o seu valor baseado
no metal precioso que continham. Em seguida surgiu Quesnay que valorizou a
terra, dizendo que a rqueza seria proveniente dela, pela agricultura; era a
idéia fìsiocrática que Alam Smith aceitou, incluindo o valor do trabalho. Porém,
incentivou o consumismo colocando a produtividade (quantidade) na base; aqui
está a origem do homem-máquina, que foi obrigado a se transformar em um robô,
como se fosse mais uma engrenagem dentro do sistema econômico-social.
Existem duas causas básicas para todos os distúrbios do
ser humano; a primeira localizada em sua má intenção, na soberba, ódio e inveja;
a segunda, na estrutura social invertida e desumana, que cria enorme tensão
psicológica, com todas as funestas conseqüências que já conhecemos - e o motivo
principal deste estado é proveniente do sistema econômico capitalista. Assim
como a dialética correta é o fundamento da sanidade, porque trabalha com a
essência e existência, os seres revoltados organizaram a dialética invertida
que, evidentemente, não funciona - como por exemplo: capital e especulação, que
vêm trazendo a humanidade acorrentada a essa terrível situação.
A humanidade tem de considerar que a civilização atual
chegou a um total esgotamento, filosófico, teológico, científico e econômico;
todos os sistemas usados até agora não apresentam mais qualquer fôlego para
continuar se desenvolvendo. Se hoje em dia as nações possuem exércitos e armas,
assim como antigamente os senhores medievais fortificavam suas propriedades, é
porque algo de muito errado acontece com os países e os indivíduos. E enquanto
não houver um sistema econômico-social justo, os que possuem algum poder tem de
usar força para permanecer lá.
A única maneira de fazer com que o ser humano aceite
trabalhar com prazer é realizar algo para si mesmo e a sociedade. Sabemos que a
finalidade do trabalho atual é a de fornecer lucro financeiro imediato para os
proprietários das indústrias, firmas comerciais, fazendas, e para os governos,
quando eles, também são donos das empresas. Temos de desinverter tal situação, e
levar o homem a agir em seu próprio interesse. Porém, este é apenas o primeiro
passo.
O mais importante de tudo é organizar uma estrutura de
trabalho que seja, todo ele, um benefício geral, do indivíduo e da sociedade -
eliminando pouco a pouco toda atividade egoísta, de lucro imediato, que só vem
servindo para destruir a natureza, e levando o homem para as doenças psíquicas e
orgânicas. Só neste caso é que podemos dizer que o dinheiro é supérfluo. O ser
humano deve tentar ser útil e não daninho para a humanidade, e para si próprio,
como decorrência.
Norberto R. Keppe, Trabalho & Capital, Parte A-capítulo 12, páginas 48-50, Proton Editora Ltda., 3ª edição, 2003
Norberto R. Keppe, psicanalista, filósofo e cientista social, Norberto Keppe, criador do método da Psicanálise Integral ou Trilogia Analítica e autor de mais de 30 obras sobre a psico-socio-patologia.
Sabedoria (em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sofós"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία -"amor à sabedoria" (filos/sofia).
Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada". ... É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza". Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).
Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los.
Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.
Sabedoria e relações interpessoais
Desde o início das civilizações, o homem estuda maneiras de se relacionar melhor com o meio social. A sabedoria é de singular importância para a questão do "tratar as pessoas", e por isso o conceito geral é que, o sábio é aquele que decide corretamente, sempre respeitanto à moral e os costumes. Nos últimos tempos, agir com sabedoria é sinônimo de:
Respeitar o pensamento alheio Ser gentil para com as pessoas Ser humilde Tratar o outro como gostaria de ser tratado Todo esse conjunto de idéias, indentificadas para com quem é sábio, ou seja, para com quem detém a sabedoria, tem contribuído beneficamente para a evolução moral do ser humano.
Grandes conquistas efetuaram-se na segunda metade do século XIX e século XX, como o fim da escravidão, a liberdade de religião, a promulgação dos direitos humanos, a igualdade racial, etc.
O DISCURSO QUE SE ETERNIZOU - SEVERN SUSUZI CALA OS GOVERNANTES - RIO ECO92
Há 20 anos, os líderes globais da Eco-92 silenciaram-se para uma adolescente canadense de apenas 12 anos de idade, que causou aquele incômodo silêncio da verdade com diversas frases de impacto, dentre as quais, se destaca esta: "Eu sou criança e não tenho as soluções, mas gostaria que vocês soubessem que vocês também não têm. Se vocês não sabem como consertar, por favor, parem de destruir o planeta". Assista o video:
Severn Suzuki se formou em ecologia e biologia, e afirmou na TEDxRio+20, no segundo e último dia de palestras do projeto Humanidade2012, no Forte de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, que "há 20 anos estava orgulhosa de chamar a atenção, mas hoje me sinto envergonhada. O que aconteceu nesse tempo? Nada. Não chegamos nem perto da sociedade que precisamos", afirmou Suzuki, tão logo o painel do evento fez a "passagem de tempo" entre o seu discurso na Eco-92 e sua participação por videoconferência no evento.
Assim como a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, repetiu em sua apresentação das última segunda-feira na mesma TEDXRio+20, a bióloga canadense também culpou a chamada "economia verde" pelo desvio de foco das questões que, de fato, importam para a longevidade do planeta.
"Nós temos um contínuo declínio do ecossistema, mas a economia continua sendo o primeiro item da agenda dos políticos. Todos que acreditam em democracia perdem a esperança desta forma", destacou em seu discurso via web. "Temos que achar soluções e resolvermos por nós mesmos. Estou falando do engajamento dos cidadãos", completou.
E justamente neste processo, de acordo com a opinião de Severn, a participação e pensamento no futuro de quem herdará o legado que as gerações passadas deixarão para o meio ambiente são fundamentais. "Eu não posso me permitir perder as esperanças, eu tenho dois filhos e vou fazer de tudo para que eles tenham um futuro melhor. Nós temos que estabelecer a conexão entre os sistemas políticos e econômicos com os nossos filhos. Faremos com que nossas ações tenham valor ao redor do mundo. Assim espero", finalizou.
Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho e deverá contribuir para a definição da agenda de discussões e ações sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
Assim chamada por marcar os 20 anos da realização da Eco92, a Rio+20 é composta por três momentos. De 13 a 15 de junho, representantes governamentais discutirão os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. Entre 16 e 19, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.
Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vários líderes mundiais estarão ausentes, incluindo o presidente americano Barack Obama. Do lado europeu, ficam de fora a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Para garantir a presença de países africanos e caribenhos, o Itamaraty, o Ministério da Defesa e a Embraer trouxe as delegações de dez deles.
Vinte anos após a canadense Severn Suzuki chamar a atenção do mundo para os efeitos da destruição ambiental na Eco92, uma adolescente de 17 anos asssumiu o papel de fazer um apelo aos líderes mundiais nesta quarta-feira, durante a Rio+20. "Vocês têm 72 horas para decidir futuro dos seus filhos, dos meus filhos. Estou disparando agora o meu cronômetro: tic, tac, tic, tac", disse a neozelandesa Brittany Trifford
A adolescente não se intimou diante de uma plateia composta de presidentes, primeiros-ministros, diplomatas e autoridades de 193 países. "Tenho 17 anos de idade, sou apenas uma criança. Hoje sou todas as crianças, sou seus filhos, sou as 3 bilhões de crianças do mundo. Pensem em mim como metade da população da terra", disse ao apelar para que eles revisem o texto final da Rio+20, aprovado ontem pelas delegações das nações.
"Vocês, em seus governos, prometeram reduzir a pobreza, evitar a mudança climática, garantir o acesso a água. As cooperações multinacionais já prometeram compensar a poluição causada pelas suas indústrias. Essas promessas já foram feitas e nosso futuro continua em grande risco", afirmou.
"Confiamos que vocês, nas próximas 72 horas, vão colocar nossos interesses acima de tudo, e peço que atuem de forma corajosa. Estou aqui para lutar pelo meu futuro. Por isso quero que considerem o que podem fazer. Estão aqui para simplesmente fazer bonito ou para nos salvar, para fazer o mundo bonito?", questionou a jovem ao encerrar seu discurso, que recebeu aplausos empolgados da plateia.
"Um homem faz parte de um conjunto de coisas chamada universo; ele é uma parte do todo, limitada no espaço e no tempo. Ele experimenta a si mesmo, os seus pensamentos e os seus sentimentos, como coisas separadas do todo: uma especie de ilusão de ótica gerada pela sua mente. Esta ilusão gera uma especie de prisão para cada um de nós; uma prisão que restringe nossos afetos e desejos pessoais ao cir...culo estreito de pessoas que estão mais próximas de nós. Nosso desafio é nos libertarmos desta prisão, alargando nossa compaixão até que ela abrace toda a criatura vivente e toda a natureza na sua beleza. Ninguém é capaz de atingir por completo esta meta, mas a luta para chegar até ela fornece, por si só, uma parte da liberação e o fundamento da verdadeira segurança interior"
"A human being is part of the whole called by us universe , a part limited in time and space. We experience ourselves, our thoughts and feelings as something separate from the rest. A kind of optical delusion of consciousness. This delusion is a kind of prison for us, restricting us to our personal desires and to affection for a few persons nearest to us. Our task must be to free ourselves from the prison by widening our circle of compassion to embrace all living creatures and the whole of nature in its beauty...We shall require a substantially new manner of thinking if mankind is to survive."
Uma carta rara em Inglês escrita de próprio punho por Napoleão Bonaparte foi vendida em leilão por 325.000 euros (400.000 dólares; £ 264,000).
A venda em leilão casa Osenat em Fontainebleau, sul de Paris, era mais do que cinco vezes o preço previsto.
Napoleão escreveu a carta em 1816 quando ele estava tentando aprender Inglês durante o seu exílio na ilha de Santa Helena.
Depois de uma disputa a carta foi comprado pelo Museu francês de Cartas e Manuscritos de Paris.
Napoleão foi exilado em Santa Helena depois de sua derrota na Batalha de Waterloo em 1815.
"It is two o'clock after midnight, I have enow sleep..." (São duas da manhã, dormi o bastante). A carta de uma página, datada de 9 de março de 1816, é dirigida ao companheiro de Napoleão no exílio Emmanuel, o conde de las Cases, que tinha lhe ensinado Inglês e futuro redator das memórias do imperador deposto.
Nela, ele se refere a um navio a atracar em Santa Helena no prazo de sete dias, trazendo notícias da Europa.
No entanto, ela está repleta de erros, por exemplo: "He shall land above seven day a ship from Europe that we shall give account from anything who this shall have been even to day of first january thousand eight hundred sixteen."
Napoleão parece ter escrito a carta durante um ataque de insônia, colocando no final: ". Quatro horas da manhã"...assim começa a carta: "Count Las Case. It is two o'clock after midnight, I have enow [enough] sleep, I
go then finish the night into to cause with you,"
A carta é uma das três únicas conhecidas no mundo escritas em Inglês por Bonaparte.
O ex-imperador morreu em Santa Helena em 1821 aos 51 anos.
O conde de las Cases escreveu um livro sobre seu tempo na ilha, e lembrou como Napoleão queria aprender o idioma de seus captores britânicos. Em seu "Memorial de Santa Helena", Las Cases relata como, no mês de março de 1816, Napoleão escreveu a ele cartas em inglês, principalmente para exercitar o idioma de seus carcereiros, que decidira aprender semanas antes.
Las Cases menciona a carta vendida neste domingo: "o imperador não dormiu a noite toda: em sua insônia, se divertiu escrevendo-me uma nova carta em inglês; a mandou a mim selada; corrigi os erros, e ele respondeu, também em inglês, quando me devolveu o correio. Compreendeu-me muito bem; o que o convenceu de seus progressos, e provou que poderia, com todo rigor, escrever em sua nova língua".
LONDRES - As comemorações do 50º aniversário de "Love Me Do", o primeiro
single dos Beatles, gravado no dia 6 de junho de 1962, promete agitar a cidade
britânica de Liverpool. O hit é uma das músicas responsáveis por impulsionar o
quarteto ao estrelato mundial.
Apesar do lendário quarteto, formado por
Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon e George Harrison, ter se reunido em
1960, a data oficial de sua formação é celebrada dois anos depois, justamente
quando o grupo se reuniu para a primeira sessão de gravação no emblemático
estúdio Abbey Road.
Foi no ano de 1962 que um de seus principais
integrantes entrou na banda, o baterista Ringo Starr - que segue vivo ao lado de
Paul McCartney. Neste mesmo ano, o quarteto de Liverpool também lançou o
pegajoso hit "Love Me Do", o primeiro single do grupo, que, por sua vez, começou
a fazer um enorme sucesso nas rádios do país pouco tempo depois.
Essa
alegre canção, que gira em torno de dois simples acordes, transformou o Beatles
em um grupo internacional. Isso porque, com "Love Me Do", o grupo deixou de ser
"uma banda local" para levar suas melodias para além do condado de
Merseyside.
"Esse faixa (extraído do álbum de estreia "Please, Please
Me") foi o que tornou o grupo famoso no mundo todo", assegurou Jerry Goldman,
diretor-geral da "The Beatles Story", um centro que há 22 anos se dedica em
narrar a evolução do quarteto de forma gráfica.
"Antes dessa canção, os
Beatles eram apenas um grupo bastante popular na região (de Liverpool). No
entanto, ninguém conhecia a banda fora desta cidade", acrescentou
Goldman.
Já George Martin, o lendário produtor que era apelidado de
"quinto Beatle", lembrou em alguma ocasião o curioso processo de formação de
"Love Me Do", que chegou a ser gravado em três vezes com bateristas
diferentes.
Em princípio, o baterista era Pete Best. Ele que estava no
comando das baquetas na gravação de 6 de junho de 1962, que fez parte de uma
audição para EMI nos estúdios londrinos de Abbey Road, um lugar que passou a ser
cultuado por qualquer fã que se preze.
No dia 4 de setembro deste mesmo
ano, quando Ringo Starr já tinha substituído Best, a música foi gravada para
retornar aos estúdios. Sete dias depois, o grupo voltou aos estúdios para uma
nova gravação, agora com Andy White na bateria e Starr restrito a uma
meia-lua.
"The Beatles Antology", um documentário de oito episódios, três
álbuns e um livro monográfico, explica que esse singles foi um dos primeiros
escritos pela célebre dupla Lennon e McCartney, embora este último assuma a
autoria de mais estrofes.
Dada a relevância da banda, 2012 será um ano
especial para Liverpool, que homenageia seus quatro filhos ilustres com uma
série de atividades comemorativas. Os atos previstos destacam a participação da
Royal Philarmonic Orquestra, que interpretará temas de Lennon e McCartney, e do
mítico clube "The Cavern", que deverá ser oficialmente tombado. A casa de show
onde o quarteto "nasceu" ainda apresentará uma série de show em
tributo.
Outro clássico de Liverpool, o festival anual de Matthew Street,
realizado no final de agosto, deverá exaltar e rememorar algumas das principais
músicas dos Beatles. Mas, apesar de todos os mistérios e indefinições, a
principal comemoração será realizada no dia 5 de outubro, a mesma data em que
"Love Me Do" chegou ao mercado.
Essa canção chegou ao posto de 17º nas
listas de sucessos do Reino Unido após seu lançamento e, em 1964, já aparecia no
topo das paradas americanas. Com 13 álbuns de estúdio, uma recopilação, 13 EP's
(um deles duplo) e 22 singles em apenas oito anos de carreira (1962-1970), a
"poção" mágica que transformou os Beatles em verdadeiros ícones da música
internacional foi "a mistura entre música e personalidade", aponta
Goldman.
A trajetória do grupo mais famoso do mundo começava a chegar ao
fim meses depois da conclusão da gravação de seu décimo segundo álbum de
estúdio, "Abbey Road" (16 de setembro de 1969), quando os quatro músicos já
estavam envolvidos em projetos solos.
O encarregado de anunciar a
separação da banda foi McCartney, que emitiu um comunicado há 42 anos, no dia 10
de abril de 1970, para explicar que os quatro meninos de Liverpool já não
voltariam a tocar juntos. 06/06/2012 07:40 - AGÊNCIA EFE
"Você acha que tem uma mente divergente ou convergente? Você é melhor em música? Ou em matemática? Você sabia que estimulando todas as áreas do cérebro pode ajudar a fabricar mais neurônios e ativar mais a mente?"
Segundo a psicóloga Carla Correa, todo mundo nasce com as duas partes do cérebro funcionando de maneira idêntica, o que acontece, é que com o passar do tempo, por estímulo, por preferência, ou por educação, você acaba estimulando mais uma parte do que a outra. Quem usa mais o lado esquerdo do cérebro tem uma mente convergente, já quem usa mais o lado direito é divergente.
Mentes convergentes: tem o raciocínio lógico favorecido, é bom em matemática, são organizados no trabalho, não conseguem fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, são previsíveis, tem rotinas imutáveis e são detalhistas.
Mentes Divergentes: tem a intuição e a criatividade aguçada, são desorganizados, imprevisíveis, transgressores de regras, não precisam anotar em agenda compromissos, fazem mais de uma atividade ao mesmo tempo, não se detém a detalhes. O ideal é que usemos os dois lados do cérebro igualmente e para isso basta exercitá-la.
Existem alguns testes e exercícios específicos para isso, aqui estão alguns para você exercitar a sua mente.
1º - Teste de imagens: Observe cada figura por 5 segundos... O que você vê?
2º - Teste dos códigos: Somos educados para ler códigos. Isso nos permite identificar letras que são parecidas no meio das palavras e lê-las de maneira correta. Tente decifrar o texto.
Colesterol não é o Inimigo que você foi induzido a crer. Cirurgião especialísta em cardiologia admite enorme erro!
Por Dr. Lundell Dwight, MD
Nós os médicos com todos os nossos treinamentos, conhecimento e autoridade, muitas vezes adquirimos um ego bastante grande, que tende a tornarmos difícil admitir que estamos errados. Então, aqui está. Admito estar errado... Como um cirurgião com experiência de 25 anos, tendo realizado mais de 5.000 cirurgias de coração aberto, hoje é meu dia para reparar o erro de médicos com este fato científico.Eu treinei por muitos anos com outros médicos proeminentes rotulados como "formadores de opinião." Bombardeado com a literatura científica, sempre participando de seminários de educação, formuladores de opinião que insistiam que doença cardíaca resulta do fato simples dos elevados níveis de colesterol no sangue. A terapia aceita era a prescrição de medicamentos para baixar o colesterol e uma severa dieta restringido a ingestão de gordura. Este último é claro que insistiu que baixar o colesterol e doenças cardíacas. Qualquer recomendação diferente era considerada uma heresia e poderia possivelmente resultar em erros médicos. Ela não está funcionando! Estas recomendações não são cientificamente ou moralmente defensáveis. A descoberta, há alguns anos que a inflamação na parede da artéria é a verdadeira causa da doença cardíaca é lenta, levando a uma mudança de paradigma na forma como as doenças cardíacas e outras enfermidades crônicas serão tratados. As recomendações dietéticas estabelecidas há muito tempo ter criado uma epidemia de obesidade e diabetes, cujas consequências apequenam qualquer praga histórica em termos de mortalidade, o sofrimento humano e terríveis consequências econômicas. Apesar do fato de que 25% da população tomar caros medicamentos a base de estatina e, apesar do fato de termos reduzido o teor de gordura de nossa dieta, mais americanos vão morrer este ano de doença cardíaca do que nunca. Estatísticas do American Heart Association, mostram que 75 milhões dos americanos atualmente sofrem de doenças cardíacas, 20 milhões têm diabetes e 57 milhões têm pré-diabetes. Esses transtornos estão a afetar pessoas cada vez mais jovens em maior número a cada ano. Simplesmente dito, sem a presença de inflamação no corpo, não há nenhuma maneira que faça com que o colesterol se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos e cause doenças cardíacas e derrames. Sem a inflamação, o colesterol se movimenta livremente por todo o corpo como a natureza determina. É a inflamação que faz o colesterol ficar preso. A inflamação não é complicada - é simplesmente a defesa natural do corpo a um invasor estrangeiro, tais como toxinas, bactéria ou vírus. O ciclo de inflamação é perfeito na forma como ela protege o corpo contra esses invasores virais e bacterianos. No entanto, se cronicamente expor o corpo à lesão por toxinas ou alimentos no corpo humano, para os quais não foi projetado para processar, uma condição chamada inflamação crônica ocorre. A inflamação crônica é tão prejudicial quanto a inflamação aguda é benéfica. Que pessoa ponderada voluntariamente exporia repetidamente a alimentos ou outras substâncias conhecidas por causarem danos ao corpo? Bem, talvez os fumantes, mas pelo menos eles fizeram essa escolha conscientemente. O resto de nós simplesmente seguia a dieta recomendada correntemente, baixa em gordura e rica em gorduras poli-insaturadas e carboidratos, não sabendo que estavam causando prejuízo repetido para os nossos vasos sanguíneos. Esta lesão repetida cria uma inflamação crônica que leva à doença cardíaca, diabetes, ataque cardíaco e obesidade. Deixe-me repetir isso. A lesão e inflamação crônica em nossos vasos sanguíneos é causada pela dieta de baixo teor de gordura recomendada por anos pela medicina convencional. Quais são os maiores culpados da inflamação crônica? Simplesmente, são a sobrecarga de simples carboidratos altamente processados (açúcar, farinha e todos os produtos fabricados a partir deles) e o excesso de consumo de óleos ômega-6 (vegetais como soja, milho e girassol), que são encontrados em muitos alimentos processados. Imagine esfregar uma escova dura repetidamente sobre a pele macia até que ela fique muito vermelho e quase sangrando. Faça isto várias vezes ao dia, todos os dias por cinco anos. Se você pudesse tolerar esta dolorosa escovação, você teria um sangramento, inchaço e infecção da área, que se tornaria pior a cada lesão repetida. Esta é uma boa maneira de visualizar o processo inflama tório que pode estar acontecendo em seu corpo agora.
Independentemente de onde ocorre o processo inflamatório, externamente ou internamente, é a mesma. Eu olhei dentro de milhares e milhares de artérias. Na artéria doente parece que alguém pegou uma escova e esfregou repetidamente contra a parede da veia. Várias vezes por dia, todos os dias, os alimentos que comemos criam pequenas lesões compondo em mais lesões, fazendo com que o corpo responda de forma contínua e adequada com a inflamação. Enquanto saboreamos um tentador pão doce, o nosso corpo responde de forma alarmante como se um invasor estrangeiro chegasse declarando guerra. Alimentos carregados de açúcares e carboidratos simples, ou processados com óleos omega-6 para durar mais nas prateleiras foram a base da dieta americana durante seis décadas. Esses alimentos foram lentamente envenenando a todos. Como é que um simples bolinho doce cria uma cascata de inflamação fazendo-o adoecer? Imagine derramar melado no seu teclado, ai você tem uma visão do que ocorre dentro da célula. Quando consumimos carboidratos simples como o açúcar, o açúcar no sangue sobe rapidamente. Em resposta, o pâncreas segrega insulina, cuja principal finalidade é fazer com que o açúcar chegue em cada célula, onde é armazenado para energia. Se a célula estiver cheia e não precisar de glicose, o excesso é rejeitado para evitar que prejudique o trabalho. Quando suas células cheias rejeitarem a glicose extra, o açúcar no sangue sobe produzindo mais insulina e a glicose se converte em gordura armazenada. O que tudo isso tem a ver com a inflamação? O açúcar no sangue é controlado em uma faixa muito estreita. Moléculas de açúcar extra grudam-se a uma variedade de proteínas, que por sua vez lesam as paredes dos vasos sanguíneos. Estas repetidas lesões às paredes dos vasos sanguíneos desencadeiam a inflamação. Ao cravar seu nível de açúcar no sangue várias vezes por dia, todo dia, é exatamente como se esfregasse uma lixa no interior dos delicados vasos sanguíneos. Mesmo que você não seja capaz de ver, tenha certeza que está acontecendo. Eu vi em mais de 5.000 pacientes que operei nos meus 25 anos que compartilhavam um denominador comum - inflamação em suas artérias. Voltemos ao pão doce. Esse gostoso com aparência inocente não só contém açúcares como também é cozido em um dos muitos óleos omega-6 como o de soja. Batatas fritas e peixe frito são embebidos em óleo de soja, alimentos processados são fabricados com óleos omega-6 para alongar a vida útil. Enquanto ômega-6 é essencial - e faz parte da membrana de cada célula controlando o que entra e sai da célula - deve estar em equilíbrio correto com o ômega-3. Com o desequilíbrio provocado pelo consumo excessivo de ômega-6, a membrana celular passa a produzir substâncias químicas chamadas citocinas, que causam inflamação.Atualmente a dieta costumeira do americano tem produzido um extremo desequilíbrio dessas duas gorduras (ômega-3 e ômega-6). A relação de faixas de desequilíbrio varia de 15:1 para tão alto quanto 30:1 em favor do ômega-6. Isso é uma tremenda quantidade de citocinas que causam inflamação. Nos alimentos atuais uma proporção de 3:1 seria ideal e saudável. Para piorar a situação, o excesso de peso que você carrega por comer esses alimentos, cria sobrecarga de gordura nas células que derramam grandes quantidades de substâncias químicas pró-inflamatórias que se somam aos ferimentos causados por ter açúcar elevado no sangue. O processo que começou com um bolo doce se transforma em um ciclo vicioso que ao longo do tempo cria a doença cardíaca, pressão arterial alta, diabetes e, finalmente, a doença de Alzheimer, visto que o processo inflamatório continua inabalável. Não há como escapar do fato de que quanto mais alimentos processados e preparados consumirmos, quanto mais caminharemos para a inflamação pouco a pouco a cada dia. O corpo humano não consegue processar, nem foi concebido para consumir os alimentos embalados com açúcares e embebido em óleos omega-6. Há apenas uma resposta para acalmar a inflamação, é voltar aos alimentos mais perto de seu estado natural. Para construir músculos, comer mais proteínas. Escolha carboidratos muito complexos, como frutas e vegetais coloridos. Reduzir ou eliminar gorduras omega-6 causadoras de inflamações como óleo de milho e de soja e os alimentos processados que são feitas a partir deles. Uma colher de sopa de óleo de milho contém 7.280 mg de ômega-6, de soja contém 6.940 mg. Em vez disso, use azeite ou manteiga de animal alimentado com capim.As gorduras animais contêm menos de 20% de ômega-6 e são muito menos propensas a causar inflamação do que os óleos poli-insaturados rotulados como supostamente saudáveis. Esqueça a "ciência" que tem sido martelada em sua cabeça durante décadas. A ciência que a gordura saturada por si só causa doença cardíaca é inexistente. A ciência que a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue também é muito fraca. Como sabemos agora que o colesterol não é a causa de doença cardíaca, a preocupação com a gordura saturada é ainda mais absurda hoje. A teoria do colesterol levou à nenhuma gordura, recomendações de baixo teor de gordura que criaram os alimentos que agora estão causando uma epidemia de inflamação. A medicina tradicional cometeu um erro terrível quando aconselhou as pessoas a evitar a gordura saturada em favor de alimentos ricos em gorduras omega-6. Temos agora uma epidemia de inflamação arterial levando a doenças cardíacas e a outros assassinos silenciosos. O que você pode fazer é escolher alimentos integrais que sua avó servia (frutas, verduras, cereais, manteiga, banha de porco) e não aqueles que sua mãe encontrou nos corredores de supermercado cheios de alimentos industrializados. Eliminando alimentos inflamatórios e aderindo a nutrientes essenciais de produtos alimentares frescos não-processados, você irá reverter anos de danos nas artérias e em todo o seu corpo causados pelo consumo da dieta típica americana. O ideal é voltarmos aos alimentos naturais e muito trabalho físico (exercícios).
[Ed. Nota: Dr. Dwight Lundell é ex-Chefe de Gabinete e Chefe de Cirurgia no Hospital do Coração Banner, Mesa, Arizona. Sua prática privada, Cardíaca Care Center foi em Mesa, Arizona. Recentemente, Dr. Lundell deixou a cirurgia para se concentrar no tratamento nutricional de doenças cardíacas. Ele é o fundador da Fundação Saúde dos Humanos, que promove a saúde humana com foco na ajuda às grandes corporações promover o bem estar. Ele é o autor de "A Cura para a Doença Cardíaca e A Grande Mentira do Colesterol.
O médico Josef Mengele, cuja missão no regime de Adolf Hitler era criar uma raça superior, teria chegado a Cândido Godói em 1963, onde se ofereceu para tratar de gestantes e lhes dar drogas experimentais. Depois de sua chegada, segundo o livro de um historiador argentino, a média de nascimento de gêmeos é de um a cada cinco partos – quase todos loiros e de olhos azuis.
O regime nazista de Adolf Hitler tinha como uma de suas maiores ambições criar uma raça "pura", ariana, para se tornar predominante na Alemanha. Essa missão foi confiada ao médico Josef Mengele, conhecido como Anjo da Morte por escolher quais presos em campos de concentração seriam executados ou serviriam de cobaias para seus estudos. Até hoje, não se tinha conhecimento de que alguma de suas experiências genéticas tivesse sido levada até o fim. Mas o caso de Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, por onde ele passou nos anos 1960, pode mudar essa história. No livro Mengele, o Anjo da Morte na América do Sul, o historiador argentino Jorge Camarasa diz que o médico alemão é o responsável pela alta incidência de gêmeos no pequeno município gaúcho – uma ocorrência a cada cinco partos. Na maioria dos casos, as crianças nascem loiras e de olhos azuis, modelo considerado ideal por Hitler.
Por muitos anos, pesquisadores tentaram entender por que Cândido Godói, de apenas 6,6 mil habitantes, registra uma taxa de nascimento de gêmeos tão elevada – a incidência normal é de uma gestação a cada 80. Camarasa diz que o primeiro casal de gêmeos da cidade nasceu em 1963, justamente o ano dos primeiros relatos da passagem de Mengele por aquela região.
O médico fugiu da Alemanha logo após a Segunda Guerra Mundial e passou a viver clandestinamente na América do Sul. Depois de viver em uma colônia alemã no Paraguai, passou a fazer viagens constantes a Cândido Godói, também uma comunidade fundada por descendentes de alemães, perto da fronteira com a Argentina. "Há testemunhas de que ele fez o tratamento de algumas grávidas, acompanhou as gestações e deu a elas novos tipos de drogas", diz o historiador.
No começo, ele se apresentou na cidade como veterinário e até fez alguns experimentos de inseminação artificial em vacas, mas depois tornou-se uma espécie de médico rural. "Todo mundo se lembra de que ele costumava tirar sangue das pacientes e guardar amostras’, afirma Anencir Flores da Silva, médico e ex-prefeito de Cândido Godói que se dedicou a investigar a passagem de Mengele pela cidade. O agricultor Aloísio Finkler diz que se lembra das visitas do médico. "Ele parecia ser um homem culto e digno". Mengele morreu no Brasil, em 1979, sem ter sido julgado por seus crimes cometidos durante o nazismo. Porém em 1985 seus ossos foram exumados no cemitério de Rosário, na cidade de Embu das Artes, na grande São Paulo. A perícia, conduzida por especialistas do IML e da UNICAMP, determinou que a ossada era do médico nazista: um defeito dental que tinha nos dentes superiores frontais (diastêma) foi comprovado, além de coincidir em idade e estatura. Em 1992, uma análise de DNA confirmou finalmente a sua identidade.
Os restos mortais, depois da pesquisa e reconstituição, foram cremados e as cinzas ficaram em custódia no Brasil.
O vídeo abaixo produzido pela Hystory Channel, , mostra a trajetória de Mengele.