Quando estamos inspirados por um grande propósito, um projeto extraordinário, todos os nossos pensamentos ultrapassam seus limites. Nossa mente transcede suas limitações, nossa consciência se expande em todas as direções e nos encontramos num mundo novo, grande e maravilhoso.
domingo, 13 de novembro de 2011
Saúde - O que é Anemia?
Nas próximas postagens neste blog vamos aprender um pouco mais o que é Anemia, quais os alimentos que ajudam a combatê-la e o que é Anemia Falciforme.
Palidez, tontura e fadiga. Esses sinais são muito comuns quando temos uma deficiência ligada ao sangue: a anemia. Mas nem sempre quem tem o problema percebe os sintomas. Por isso, veja agora quais são as causas e os efeitos que o quadro pode trazer à saúde.
Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. Anemia é o nome de uma série de condições causadas pela deficiência na produção dos glóbulos vermelhos ou na concentração da hemoglobina, um tipo de proteína que dá cor ao sangue.
Tipos de anemia
Os tipos mais comuns são causados por carência de nutrientes, como o ferro e a vitamina b12, problemas genéticos e doenças, como a malária, por exemplo. Anemias agudas são aquelas em que há perda expressiva e acelerada de sangue. Perdas entre 10 e 20%, como a que pode acontecer em acidentes e cirurgias, causam sintomas como tonturas e desmaios.
Perdas sanguíneas acima de 20% podem provocar taquicardia, queda de pressão e palidez. Se a perda ultrapassar 30%, pode ocorrer o choque circulatório, uma condição em que o coração e os vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo, o que leva à morte em poucos minutos.
Sintomas
Os sintomas de uma anemia crônica incluem palidez, cansaço, sonolência, falta de memória, falta de ar e até taquicardia. O paciente também tende a diminuir esforços progressivamente, já que eles agravam os sinais do problema. Mas, por serem sinais sutis, muitas pessoas com alguns tipos de anemia nem sempre notam o problema.
Por isso, fazer exames de sangue regularmente pode detectar o problema ainda no início. Não basta apenas detectar a anemia. O problema deve ser investigado para que as causas dela sejam descobertas. Só assim é possível estabelecer o tratamento adequado ao seu caso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário